| 04/09/2009 19h
As propostas para a agenda da agricultura para os próximos 20 anos foi apresentada nesta sexta, dia 4, em Londrina. Na ocasião, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Daniel Vargas, e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes também responderam dúvidas e críticas dos produtores.
Primeiro os ministros visitaram a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja e conheceram pesquisas com genes tolerantes a seca. Na Sociedade Rural do Paraná, ministro Daniel Vargas detalhou as propostas para a agricultura, da Secretaria de Assuntos Estratégicos para os próximos 20 anos.
Os pontos principais do projeto são promover a industrialização rural, fortalecer a classe média, equilibrar os programas para o pequeno, médio e grande produtores e consolidar o Brasil como líder mundial no setor.
As lideranças gostaram das propostas. Construir e recuperar estradas, ferrovias e hidrovias para melhorar o escoamento da safra foi uma das propostas. Outra foi diminuir a quantidade de ministérios envolvidos com políticas públicas para o setor agrícola, que segundo o ministro Daniel Vargas, passam de 10. Porém, para alguns produtores outras medidas importantes ficaram de fora.
CANAL RURAL