| 01/09/2009 21h43min
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o governo do Rio Grande do Sul firmaram parceria para investir R$ 3,5 milhões no setor em 2010. O Ibravin está autorizado a receber diretamente dos estabelecimentos processadores até 25% dos recursos gerados pela taxa dos serviços diretos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis).
O acordo foi firmado na tarde desta segunda, dia 1º, na Expointer. Ao contrário de outros anos, a assinatura do convênio ocorre em setembro. O diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, destaca que a antecipação da assinatura ajuda o setor a planejar novas ações.
— A arrecadação destes recursos é feita até dezembro, vamos ter quatro meses para planejar esta ação e o orçamento do próximo ano — afirma Paviani.
O recurso beneficia 15 mil famílias de viticultores, com uma área média de 2,4 hectares de vinhedo por família e mais de 700 empresas produtoras de vinhos e seus derivados. O Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção brasileira do produto.
CANAL RURAL