| 17/08/2009 09h52min
A crise global provocou uma forte queda dos preços dos produtos importados pelo Brasil, graças ao recuo das cotações das commodities, especialmente do petróleo, e à recessão nos países ricos, que elevou o nível de estoques mundiais dos mais diversos produtos. Entre setembro de 2008 e julho deste ano, os preços pagos pelos importados caíram 17%, conforme a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).
Para Fernando Ribeiro, economista-chefe da Funcex, a "deflação importada" provocou dois impactos na economia brasileira, um positivo e o outro negativo. Com a ajuda da valorização do real, os importados baratos auxiliaram no controle da inflação. Por outro lado, as margens de lucro das empresas nacionais vão seguir apertadas, mesmo com a recuperação da atividade.
Os preços de importação brasileiros subiram 0,7% em julho em relação e junho, e 2,2% em junho em relação a maio. Antes da crise, os importados acumulavam alta de preços de 39,4% entre setembro de 2006 e setembro de 2008.