| 08/08/2009 16h10min
Com contornos piramidais, toma forma o alojamento dos peões na Expointer 2009, que ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. A estalagem, que terá capacidade para 420 tratadores, é resultado da pressão do Ministério do Trabalho sobre organizadores do evento e criadores às vésperas da feira no ano passado.
Somando os novos dormitórios às vagas existentes, cerca de 560 peões ficarão acomodados dentro do parque. O restante ficará no camping, que está sendo ampliado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e terá capacidade para 210 caminhões.
As estruturas metálicas do alojamento começaram a ser montadas há dois dias. Na próxima sexta-feira, inicia-se a organização dos quartos. As camas e os armários também estão sendo feitos pela empresa responsável pela montagem do alojamento, a AMC Feiras e Eventos, de Canoas.
– Estamos correndo contra o tempo para tudo ficar pronto. Nossos funcionários estão fazendo hora extra – conta o empresário Dorli Vione.
Na próxima segunda-feira, uma reunião coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) acertará as pontas do arranjo da distribuição das vagas no alojamento. Trezentas ficarão para os tratadores do gado de corte e, o restante, para os de equinos.
– Vamos construir uma solução e criar os critérios para a distribuição das vagas juntos – adianta Elizabeth Cirne Lima, presidente da Febrac.