| 28/07/2009 15h19min
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou hoje que a economia brasileira começa a dar sinais "firmes" de recuperação e disse que os dados do segundo trimestre do ano apontarão um crescimento próximo a 2%.
— Estamos muito convencidos de que a crise é passado — declarou o ministro ao discursar em um seminário realizado em Brasília.
A economia brasileira acusou os efeitos da crise global no último trimestre de 2008, período no qual teve uma retração de 3,6%, e essa tendência se manteve nos primeiros três meses deste ano, nos quais acumulou uma contração de 0,8%.
Paulo Bernardo afirmou que a curva se modificará nos resultados do segundo trimestre deste ano, que serão apresentados oficialmente em agosto, e que, na opinião dele, mostrarão um crescimento de entre 1,5% e 2% em relação aos primeiros três meses.
As previsões do ministro vão na mesma direção que relatórios divulgados nesta terça, dia 28, pelos bancos Bradesco e Itaú Unibanco.
O Bradesco, segundo dados de maio, indicou que o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre apontava para um crescimento de 1,7% em relação ao primeiro, enquanto o Itaú Unibanco ressaltou que a economia cresceu 2,3% no quinto mês do ano, mas na comparação com abril.
AGÊNCIA EFE