| 14/07/2009 10h14min
Advogados do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) apresentaram à Justiça Federal em São Paulo um pedido de devolução de um lote de 201 cabeças de gado apreendido em julho de 2008, durante a Operação Satiagraha. Os animais foram confiscados junto com outras 1.143 cabeças que estavam na fazenda da agropecuária Santa Bárbara Xingura, ligada ao grupo Opportunity, em Amparo (SP).
Conforme reportagem da Folha de S. Paulo, a Polícia Federal tem indícios de que a Santa Bárbara Xinguara adquiriu rebanhos por meio de um esquema de lavagem de dinheiro com origem nas Ilhas Cayman. O grupo Opportunity e a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara negam as acusação da PF. O presidente da agropecuária é Carlos Rodenburg, ex-cunhado do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.
Quércia, que cria gado em Pedregulho (SP), disse à Folha que no começo de 2008 realizou uma permuta com a agropecuária. O ex-governador afirmou que cedeu à Santa Bárbara Xinguara cerca de mil cabeças de gado nelore PO (puro de origem) – que valem R$ 2 milhões – e que, em troca, receberia aproximadamente mil vacas inseminadas. O negócio também envolveu o empréstimo de 15 vacas de Quércia para a Santa Bárbara, para a obtenção das matrizes utilizadas nas inseminações.
Quércia reclamou que a falta dos animais inseminados está atrapalhando seus negócios pecuários. A Justiça ainda não decidiu sobre a devolução.