» visite o site do RuralBR

 | 30/06/2009 15h15min

Frente fria se afasta do Centro-Oeste

Áreas de instabilidade formam-se entre o Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul, onde provocam chuvas

Previsão do tempo para quarta, dia 1º

Região Sul
A frente fria estaciona graças a um fenômeno conhecido por bloqueio atmosférico. O sistema ganha reforço da umidade proveniente da Amazônia e provoca chuvas fortes no norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e boa parte do Paraná. O acumulado poderá chegar a 30mm em 24 horas no meio oeste e oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Na maior parte do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e norte do Paraná, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. O frio aumenta consideravelmente e a previsão é de mínimas negativas na serra Geral e entre 0°C e 3°C no norte do Rio Grande do Sul, Planalto de Santa Catarina e parte do Planalto do Paraná. A máxima não passa dos 20°C em boa parte da Região Sul. Durante a madrugada, a previsão é de geadas entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná e as chuvas retornarão apenas a partir da tarde.

Região Sudeste
A frente fria avança pelo Sudeste, mas perde muita força. A previsão é de chuvas isoladas e com baixo acumulado no sul de São Paulo, centro e norte do Rio de Janeiro e parte da zona da mata de Minas Gerais. A temperatura máxima entra em declínio e a sensação térmica será mais agradável no sul e leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, boa parte de Minas Gerais e noroeste de São Paulo, a sensação será de calor, com máximas em torno dos 30°C.

Região Centro-Oeste
A frente fria se afasta do Centro-Oeste, mas áreas de instabilidade formam-se entre o Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul, onde provocam chuvas. Em Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuva com baixo acumulada concentrada no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e centro e norte de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco com sol entre nuvens. O frio prossegue no sul de Mato Grosso do Sul, onde a temperatura máxima não passa dos 20°C. Nas demais áreas do Centro-Oeste, a máxima passa dos 20°C.

Região Nordeste
Mais um dia com tempo seco e quente na maior parte do Nordeste. As chuvas com baixo acumulado atingem apenas o noroeste do Maranhão e a costa leste, entre a Paraíba e o norte da Bahia. A temperatura máxima passa dos 30°C e apenas no sul da Bahia e entre a costa norte da Bahia e o agreste de Pernambuco, espera-se uma sensação térmica mais agradável.

Região Norte
A frente fria deixa de influenciar o tempo na Região Norte. A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas no oeste do Acre, oeste, centro e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e em todo o Amapá por conta da propagação de áreas de instabilidade. Esperam-se chuvas fortes, com acumulado de até 50mm em 24 horas na costa centro e norte do Amapá. Entre o leste do Acre e o Tocantins, o tempo segue seco e ensolarado. Faz calor em boa parte da Região Norte, com exceção do noroeste de Roraima, onde a máxima não passa dos 23°C.

Previsão do tempo para os próximos dias

Região Sul
Nesta quinta, dia 2, as chuvas ganham força sobre o oeste, centro e norte de Santa Catarina e o Estado do Paraná, onde há previsão de acumulados em torno dos 50mm em 24 horas, especialmente na divisa dos dois Estados. No Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. O frio da madrugada diminui e a mínima oscila entre 3°C e 6°C no interior do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A máxima, para variar, não passa dos 20°C na maior parte da Região Sul. Na sexta, dia 3, a frente fria começa a perder força e se afastar para o Sudeste. Ainda há previsão de chuvas, porém mais fracas e isoladas sobre, o norte do Paraná.

Região Sudeste
A frente fria se afasta do Sudeste, mas um novo sistema frontal forma-se sobre o Sudeste e provocam pancadas de chuva e trovoadas no oeste, centro e sul do Estado de São Paulo. Desta vez, esperam-se chuvas mais generalizadas e o acumulado poderá chegar a 30mm em 24 horas no extremo sul do Estado. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e centro e norte de São Paulo o tempo permanece seco e com sol entre nuvens. A temperatura máxima cai no sul do Estado de São Paulo e não passa dos 20°C. Já no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e noroeste de São Paulo, a sensação será de calor, com máximas em torno dos 30°C. Na sexta-feira, com muita dificuldade, a nova frente fria chega ao sul do Rio de Janeiro e ao sul de Minas Gerais. Além disso, há previsão de chuva fraca em boa parte do interior do Estado de São Paulo.

Região Centro-Oeste
Na quinta-feira, as áreas de instabilidade dão origem a uma frente fria. Este sistema causa chuvas no oeste, sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, com acumulado de até 30mm em 24 horas na região de Ponta Porã. Em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e em boa parte de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. O frio avança timidamente e atinge o sudoeste de Mato Grosso do Sul, além do sul de Mato Grosso. Já na maior parte do Centro-Oeste, faz muito calor, com máximas de mais de 30°C. Na sexta-feira, a frente fria avança para o centro de Mato Grosso do Sul. Esperam-se chuvas no centro e sul de Mato Grosso do Sul, com acumulado de até 20mm em 24 horas.

Região Nordeste
Na quinta-feira, pouca coisa muda. Espera-se tempo seco e ensolarado na maior parte do Nordeste. As chuvas com baixo acumulado atingem apenas o nordeste do Maranhão e o leste de Pernambuco e de Alagoas. Faz calor na maior parte do Nordeste e a temperatura máxima permanecerá mais baixa (sensação agradável) somente no sul do Maranhão, sul do Piauí, sudoeste e sul da Bahia e entre o leste de Sergipe e Paraíba. Na sexta-feira, as precipitações fracas e isoladas atingem a costa de Alagoas, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além do norte do Maranhão.

Região Norte
Na quinta-feira, a formação de uma nova frente fria na altura de Mato Grosso do Sul organiza chuvas com baixo acumulado em boa parte do Acre e do centro e oeste do Amazonas nesta quinta-feira. Além disso, áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas no norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e costa norte do Amapá. Há previsão de temporais, com acumulado de mais de 60mm no noroeste do Amazonas. Entre Rondônia e Tocantins, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz calor em boa parte da Região Norte, com exceção do norte de Roraima, onde a máxima não passa dos 23°C. Na sexta-feira, os temporais ganham força e provoca chuva de mais de 60mm em 24 horas na costa norte do Amapá e no noroeste do Amazonas.

SOMAR

Comente esta matéria

Mais Notícias

Conteúdo: expointer-2010  07/09/2010 03h46min
Saída dos animais deve terminar hoje na Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 19h45min
Multidão lota estação Esteio na saída da Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 18h46min
Movimento segue intenso nas últimas horas de Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 18h13min
Expointer aproxima campo e cidade
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 17h45min
Presidente da Farsul tira Yeda para dançar na Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 16h19min
Expointer 2010 chega ao fim com recorde de animais e maior volume de venda de máquinas

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS