» visite o site do RuralBR

 | 24/06/2009 17h10min

Anvisa reforça trabalho de barreira à gripe A nas fronteiras

Haverá acompanhamento especial para identificar possíveis casos suspeitos de contaminação

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta, dia 24, que serão distribuídos, até sexta, dia 26, cerca de 500 mil formulários de Declaração de Saúde do Viajante (DSV), como mais um instrumento no reforço do trabalho que é feito nos postos de fronteira para barrar a entrada, por via terrestre, do vírus da gripe A (H1N1), assim como nos portos e aeroportos.

Segundo o órgão, o monitoramento da chegada das pessoas que vêm do Exterior já é feito por meio da declaração apresentada à Receita Federal, mas, a partir de agora, haverá um acompanhamento especial para identificar possíveis casos suspeitos de contaminação da gripe.

Mesmo diante dessa ação, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo estuda a possibilidade de um acompanhamento dos passageiros que desembarcam no terminal rodoviário Tietê, o maior da América Latina, e que mantém linhas internacionais para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

Mas, por enquanto, nenhum sistema de triagem está sendo realizado no local, segundo a empresa Socicam, que administra o terminal. O movimento mensal de usuários dessas linhas, tanto no embarque quanto no desembarque, alcança quase quatro mil passageiros em 223 ônibus.

AGÊNCIA BRASIL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS