| 15/06/2009 15h14min
TERÇA-FEIRA, DIA 16
Região Sul
Rapidamente, as áreas de instabilidade dão origem a um ciclone extratropical e uma frente fria que avançam, provocando pancadas de chuva e trovoadas. Há previsão de chuvas fortes com acumulado de até 20 mm em 24 horas na costa e meio oeste de Santa Catarina. Nas demais áreas, apesar da previsão de chuvas generalizadas, esperam-se baixos acumulados. O ciclone extratropical gera ventos de mais de 70 km/h desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. A temperatura máxima permanece baixa na maior parte da Região Sul, com exceção do norte do Paraná.
Região Sudeste
Uma frente fria avança rapidamente, provocando chuvas generalizadas em São Paulo e no oeste e sul de Minas Gerais. Apesar da previsão de chuvas em boa parte das localidades, o acumulado será baixo, oscilando em torno dos 10 mm em 24 horas. Apenas no noroeste paulista
e parte do Triângulo Mineiro, há previsão de chuvas mais intensas. Há
previsão de ventos fortes nos dois Estados e as rajadas passam dos 70 km/h. Já no extremo oeste e nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais, não há previsão de chuvas nesta terça-feira. A temperatura máxima volta a cair entre São Paulo e o oeste e sul de Minas Gerais, com máxima que não chega a 20°C em várias cidades. Por outro lado, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, a sensação deverá variar entre o agradável e abafado.
Região Centro-Oeste
As áreas de instabilidade dão origem a uma frente fria, que avança rapidamente nesta terça. A previsão é de chuvas generalizadas no norte de Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Goiás e boa parte de Mato Grosso. Apesar de generalizada, a chuva trará baixo acumulado. Apenas no nordeste de Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas fortes. No nordeste de Mato Grosso, boa parte de Goiás, Distrito Federal e centro e sul de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado.
O frio avança, com máxima não
passando dos 20°C no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e oscilando em torno dos 25°C no oeste e sul de Mato Grosso, sul e oeste de Goiás e Distrito Federal.
Região Nordeste
Mais um dia com tempo seco e ensolarado em boa parte do Nordeste. As chuvas associadas com áreas de instabilidade atingem a costa da Bahia, sul de Sergipe e a costa, desde a Paraíba até o norte do Maranhão. Há previsão de chuvas fortes, porém isoladas, na costa do Rio Grande do Norte e costa oeste do Maranhão. Faz calor em boa parte do Nordeste, com exceção do centro e leste da Bahia e sul de Sergipe, onde a sensação térmica será mais agradável.
Região Norte
A formação de uma frente fria organiza as chuvas sobre a região e. Chove no Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, oeste e norte do Pará e Amapá. Há previsão de fortíssimos temporais, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no noroeste do Amazonas e centro e norte do
Amapá. Por outro lado, o tempo permanece seco e ensolarado no
centro e leste do Pará e em todo o Estado de Tocantins. Faz calor em boa parte da Região Norte, com exceção do sul de Rondônia, norte do Amapá, noroeste de Roraima e noroeste do Amazonas, onde a sensação térmica será mais agradável.
Veja como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
A partir da quarta-feira, retorna o tempo seco para boa parte da região. Esperam-se chuvas fracas e isoladas apenas no nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina por conta do ciclone extratropical em alto-mar. A temperatura da madrugada despenca e varia entre 3°C e 6°C no oeste do Rio Grande do Sul e centro e oeste do Paraná. A máxima também cai consideravelmente, não passando dos 11°C na serra Geral e não dos 20°C nas demais áreas da região Sul. Na quinta-feira, espera-se tempo seco e frio em toda a região Sul, com mínima variando entre 3°C e 6°C na serra Geral, norte de Santa Catarina e no centro, leste e
extremo sudoeste do Paraná. Na sexta-feira, registraremos
mais um dia ensolarado, com mínimas entre 3°C e 6°C no norte de Santa Catarina e leste do Paraná.
Região Sudeste
A frente fria afasta-se rapidamente, e retorna uma condição de tempo seco e ensolarado a partir desta quarta-feira. A entrada de uma massa de ar polar provoca declínio da temperatura da madrugada, com mínima entre 6°C e 9°C no sudoeste paulista. Faz frio durante a tarde e a máxima não passa dos 20°C em boa parte de São Paulo, sul de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira (RJ). Por outro lado, ainda faz calor no norte do Rio, Espírito Santo e norte de Minas. Na quinta-feira, o tempo permanece seco e ensolarado. A mínima varia entre 0°C e 3°C no sul de Minas Gerais, com formação de geadas nos pontos mais elevados (fora de áreas produtoras de café). Na sexta-feira, áreas de instabilidade voltam a provocar chuvas fracas no leste e nordeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Na
quarta-feira, a frente fria se afasta e retorna uma condição de
tempo seco e ensolarado. As chuvas isoladas e com baixo acumulado associadas com áreas de instabilidade atingem apenas o noroeste de Mato Grosso. O frio da madrugada aumenta e a mínima varia entre 6°C e 9°C no sul de Mato Grosso do Sul. A máxima não passa dos 20°C no sul de Mato Grosso do Sul, e chega a 25°C no centro e sudoeste de Mato Grosso, sul de Goiás e Distrito Federal. Na quinta-feira, áreas de instabilidade causam chuvas isoladas e com baixo acumulado no noroeste de Goiás e centro e noroeste de Mato Grosso. A mínima oscila entre 6°C e 9°C no sul de Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira, as chuvas isoladas e com baixo acumulado atingem o oeste de Mato Grosso.
Região Nordeste
O tempo permanece seco e ensolarado, especialmente no interior da região. As chuvas associadas com áreas de instabilidade atingem o norte do Maranhão, centro e norte do Piauí, norte do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e costa de Pernambuco. Há previsão de chuvas fortes
em São Luís e na costa oeste do
Maranhão. A temperatura finalmente entra em elevação em toda a Região Nordeste, inclusive na Bahia. Na quinta-feira, chuvas isoladas e com baixo acumulado atingem a costa leste do Nordeste, desde Aracaju até a Paraíba, além de boa parte do Ceará, norte do Piauí e centro e norte do Maranhão. Na sexta-feira, a chegada de uma nova frente fria volta a provocar chuvas fortes e localizadas na costa sul da Bahia.
Região Norte
A frente fria deixa de organizar as chuvas a partir desta quarta-feira. Apenas as áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva e trovoadas sobre a maior parte do Acre, centro e norte de Rondônia, Amazonas, Roraima, oeste e norte do Pará e todo o Estado do Amapá. Ainda há previsão de chuvas fortes na costa norte do Amapá. No oeste e sul de Rondônia, em boa parte do Pará e em Tocantins, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura entra em elevação e faz calor em toda a região. Na quinta-feira, destacam-se as chuvas fortes e
isoladas sobre o norte de
Rondônia, centro do Acre, oeste do Amazonas, norte de Roraima e Pará e boa parte do Amapá. Na sexta-feira, as chuvas fortes atingem o oeste do Amazonas, norte de Roraima, norte do Pará e extremo norte do Amapá.
CENTRAL DE METEOROLOGIA