| 13/06/2009 19h05min
O brasileiro Joel Santana tem um adversário de peso na abertura da Copa das Confederações, neste sábado. À frente da África do Sul, Santana enfrenta o Iraque, do sérvio Bora Milutinovic, que já participou de cinco mundiais, comandando países diferentes. África do Sul e Iraque entram em campo às 15h30min.
Além deles, jogam Nova Zelândia e Espanha, às 11h. As partidas serão acompanhadas em Placar ao Vivo no clicEesportes.
Criticado pela imprensa do país por sua suposta falta de experiência internacional (embora já tenha trabalhado em países árabes e no Japão), Joel Santana iniciará seu maior desafio no comando da África do Sul justamente contra o rodado Bora Milutinovic.
Enquanto Santana tem obrigação de vencer, Bora está na confortável posição de franco atirador. Uma situação que ele conhece muito bem desde seus trabalhos pelo México, em 1986, Costa Rica, em 1990, Estados Unidos, em 1994, Nigéria, em 1998, e China, em 2002.
O técnico sérvio vê a partida de abertura como fundamental para o Iraque, que daria um enorme passo para a classificação com uma vitória. Mas sabe das dificuldades de se enfrentar o time da casa e um técnico do país pentacampeão mundial.
Segundo o GloboEsportes.com, para o jogo deste domingo, Joel poderá contar com suas duas principais estrelas. Apesar de terem tido problemas físicos durante a semana, os meias Teko Modise e Steven Pienaar estão confirmados pelo técnico contra o Iraque.
Joel sabe que um bom resultado na estréia é muito importante para inflamar a torcida sul-africana para o restante da Copa das Confederações.
O zagueiro e capitão da África do Sul, Aaron Mokoena, também reconhece o peso e a vantagem de se jogar em casa em uma competição tão importante.