| 11/06/2009 14h32min
Em uma grande festa, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, iniciou nesta quinta a contagem regressiva de um ano para o início da Copa do Mundo de 2010. Quando o relógio marcava exatamente 16h (11h, em Brasília), hora em que, em 11 de junho de 2010, começará a cerimônia de abertura, Zuma chutou a bola oficial da competição no Green Point. Praticamente concluído, o novo estádio da Cidade do Cabo custou mais de US$ 550 milhões. Zuma usava um capacete de obras vermelho.
A cerimônia teve a presença de um grupo de convidados locais e da Fifa, além dos trabalhadores que constroem o Green Point, muitos deles vestindo a camisa da seleção da África do Sul. O presidente rendeu uma homenagem especial aos operários que constroem e reformam os 10 estádios da Copa, dizendo que eles "fizeram história".
Após dar o pontapé inicial para a conta regressiva, Zuma disse:
— Uma coisa é certa, mostramos ao mundo que os sul-africanos são pessoas especiais. Quando nos
dão desafios, sempre enfrentamos.
Por sua vez, o diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa de 2010, Danny Jordan, disse que este dia é "maravilhoso para todos":
— Fizemos todo o caminho durante 15 anos, e com apenas um ano restando, este é um dia muito, muito especial.
Já o secretário-geral da Fifa presente na cerimônia, Jerome Valcke, assinalou que a África do Sul assume a partir de agora a Copa do Mundo, e que a principal entidade do futebol passa a ter um papel secundário.
— Fizemos o que tinha que ser feito e agora a Copa é de vocês. Aproveitem os próximos 12 meses, aproveitem a Copa do Mundo — disse Valcke.