» visite o site do RuralBR

 | 10/06/2009 07h10min

Grêmio encara tabu de 16 anos contra o Flu no Maracanã, pelo Brasileirão

Desde 1993 o Grêmio não vence o Fluminense pelo Nacional, no estádio da partida do próximo domingo

Às 16h do próximo domingo, além do Fluminense, o Grêmio enfrentará um tabu no Maracanã: há praticamente 16 anos o tricolor gaúcho não vence o tricolor carioca neste estádio pelo Brasileirão.

A última vitória foi conquistada no dia 10 de outubro de 1993. Sob comando de Felipão, o Grêmio bateu o Flu por 1 a 0, gol do centroavante Charles.

O treinador, que se consagraria mais tarde com os títulos de Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, escalou na oportunidade o Grêmio com Danrlei; Grotto, Agnaldo Liz, Paulão e Branco; Pingo, Jamir, Carlos Alberto Dias e Carlos Miguel; Fabinho e Charles.

Desde então, Grêmio e Fluminense se enfrentaram sete vezes no Rio de Janeiro pelo Brasileirão. Cinco delas no Maracanã, com três vitórias dos cariocas, e dois empates.

Nos outros dois jogos deste período no Rio de Janeiro, longe do Maracanã, o Grêmio se deu bem. Bastou sair do consagrado estádio para vencer o Fluminense duas vezes pelo Brasileirão, uma no Estádio da Rua Bariri, do Olaria (em 1997), e outra no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (em 2006).

Também desde 1993, e pelo Brasileirão, Grêmio e Fluminense jogaram duas vezes fora do Rio de Janeiro, com mando de campo do time carioca. Em 1995, houve empate no Estádio Kléber Andrade, no Espírito Santo. E em 2003, vitória do Fluminense em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Copa do Brasil agrava retrospecto
Contra o Fluminense, no Maracanã, três enfrentamentos pela Copa do Brasil agravam o retrospecto recente do Grêmio. Em nenhum dos encontros o time gaúcho conseguiu vencer. Foram dois empates, em 2001 e 2004, e uma derrota em 2005.

Rio de Janeiro, território hostil
E não é apenas contra o Fluminense que o Grêmio passa trabalho no Maracanã. Pelo Brasileirão, a última vitória no estádio contra times cariocas foi em 26 de setembro de 2002, com um 3 a 2 sobre o Flamengo.

À época, Tite escalou o Tricolor com Marcelo Pitol; Adriano, Polga e Roger; Gavião, Emerson, Tinga, Rodrigo Fabri e Gilberto; Luiz Mário e Adriano Chuva. Fabri, Tinga e Gilberto fizeram os gols da vitória gremista.

Fábio Baiano e Hugo, que depois jogariam pelo próprio Grêmio, descontaram para o Flamengo. O rubro-negro contou ainda entre os titulares com o meia Andrezinho, hoje no Inter.

Desde então, o Grêmio disputou dez jogos no Maracanã pelo Brasileirão, com sete derrotas - cinco delas para o Flamengo - e três empates.

Nestes quase sete anos, o Grêmio disputou ainda cinco jogos contra o Vasco pelo Nacional em São Januário, com três derrotas e dois empates; perdeu uma vez para o Botafogo no Engenhão, e outra em Caio Martins. E venceu apenas aquele confronto em Volta Redonda contra o Fluminense, por 2 a 1, com gols de Rafinha e Herrera.

CLICESPORTES

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS