| 08/06/2009 20h23min
O líder da minoria no Congresso Nacional, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), anunciou nesta segunda-feira que irá comandar uma obstrução da sessão marcada para esta terça para a votação de créditos orçamentários, entre eles o que destina R$ 6 bilhões para o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida."
O motivo do impedimento às votações é a disputa no Senado pelo comando da CPI das ONGs, atualmente nas mãos da oposição, e a não instalação da CPI da Petrobras.
— Enquanto o governo não desistir da manobra de destituir o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) da relatoria da CPI das ONGs, que teve sua indicação feita de forma legítima, e enquanto não for feita a instalação da CPI da Petrobras, nós vamos obstruir todos os projetos e impedir a votação dos créditos — disse o deputado.
A postura de Leite é mais um ingrediente na disputa no Senado. Na CPI das ONGs, Virgílio pretende apresentar nesta terça-feira seu cronograma de trabalho, mas os governistas
exigem a devolução da função para o
senador Inácio Arruda (PC do B-CE).
A troca foi feita após um trapalhada da base aliada, mas um parecer da Secretaria Geral da Mesa do Senado sugere que a palavra final seja do plenário da comissão, de maioria governista.
A CPI da Petrobras, por sua vez, nem sequer foi instalada. Os partidos indicaram os seus representantes, mas uma sessão marcada para a semana passada não aconteceu porque os governistas não deram quorum à reunião.
Além da disputa na outra CPI, o adiamento se deveu a disputas dentro da base aliada entre PT e PMDB pelo comando da investigação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o ministro José Múcio (Relações Institucionais), vai interferir na negociação.
As informações são do site G1.