| 05/06/2009 09h15min
As vendas de veículos novos no Brasil devem apresentar uma queda de 4% no mês de julho. Foi o que afirmou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes (Anfavea), Jackson Schneider. Segundo ele, o resultado deve ser influenciado pelo fim da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos, que termina no próximo dia 30.
De acordo com Schneider, a Anfavea ainda não formou uma comissão para negociar uma nova extensão do prazo do benefício fiscal à indústria. Ele acredita que junho deve ser marcado pela antecipação das compras e julho deve ter queda das vendas.
As vendas de veículos novos, nacionais e importados, superaram as 245 mil unidades em maio, uma alta de 5,4% sobre o resultado de abril e de 2,1% na comparação com maio de 2008.
No acumulado do ano, foram comercializados quase 1,5 milhão de veículos no mercado brasileiro, redução de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A Anfavea considera o resultado positivo.
A entidade informou ainda que as exportações da indústria automotiva totalizaram US$ 600,7 milhões em maio, aumento de 4,5% em comparação com abril e queda de 47,3% em relação a maio de 2008. Nos cinco primeiros meses deste ano, as vendas externas caíram 50,8%, para US$ 2,76 bilhões de dólares.
As vendas de máquinas agrícolas tiveram queda de 13,8% no ultimo mês, comparadas com o mesmo período de 2008.
CANAL RURAL