» visite o site do RuralBR

 | 03/06/2009 15h28min

Programa da ONU diz que Brasil é líder mundial em energias limpas

Relatório Tendências Globais de Investimentos em Energia Sustentável foi divulgado pelo Pnuma

Um relatório sobre investimentos em energias limpas, divulgado nesta quarta, dia 3, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), qualifica o Brasil como "o maior mercado mundial de energias renováveis".

O relatório Tendências Globais de Investimentos em Energia Sustentável afirma que, pela primeira vez na história, os investimentos em energias limpas superaram em 2008 os feitos em fontes de combustíveis fósseis e chegaram a US$ 155 bilhões.

— O Brasil é o maior mercado mundial de energias renováveis — assinala a seção dedicada à América Latina.

Cerca de 46% da energia que o país consome procede de fontes renováveis, e 85% de sua capacidade de geração é energia hidrelétrica e bioetanol, lembra o Pnuma.

Além disso, cerca de 90% de seus automóveis novos funcionam tanto com álcool como com gasolina (misturada com 25% de etanol). No final de 2008, o etanol representava mais de 52% do combustível consumido por veículos leves.

O Brasil é um dos líderes mundiais em financiamento de energias renováveis. Em 2008, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou mais projetos de energias renováveis que qualquer outra instituição financeira do mundo.

O relatório destaca que embora o Brasil represente mais de 90% dos novos investimentos na América Latina, Chile, Peru e México também estão aumentando seu apoio institucional às energias limpas.

AGÊNCIA EFE

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS