| 03/06/2009 06h10min
Logo que o técnico Paulo Autuori foi apresentado como novo comandante da equipe do Grêmio, avisou que os jogadores teriam que atuar no limite físico e que não iria priorizar uma competição em relação a outra, mantendo a base da equipe titular tanto no Brasileirão como na Libertadores. Para o lateral-direito Ruy, o acúmulo de jogos não pode ser considerado como desculpa pelos dois gols sofridos nos finais dos jogos contra Atlético-MG e Vitória, que resultaram nas duas derrotas do clube no Nacional. No entanto, o jogador revelou que o grupo está no limite fisicamente:
– Lógico que a gente sente. É sacrificante. Os jogadores estão no limite em relação ao condicionamento físico – disse Ruy.
Com a saída de Beto Ferreira, que trabalhava desde o ano passado com o elenco, o Grêmio ficou um bom tempo sem um preparador físico titular. Luciano Ilha manteve o trabalho que vinha sendo feito interinamente até a chegada de Gilvan dos Santos, que assumiu junto com Autuori. Mas, como o Grêmio vive uma sequência de jogos e viagens nas duas competições que participa, o novo profissional não teve tempo de implantar o que quer com os atletas:
– É jogo atrás de jogo. O trabalha continua mais ou menos a mesma coisa – revelou Ruy.
Paulo Autuori não se abala com as duas derrotas sofridas nos finais dos jogos. O treinador garante que encontrou o grupo muito bem fisicamente. Para ele, o fato da equipe ter sido derrotada duas vezes levando gols nos descontos não caracteriza nada;
– Eu encaro isto com naturalidade. É uma forma rápida que as pessoas encontraram para criar uma situação. São apenas dois jogos. Para mim, é preciso mais do que isto para caracterizar uma situação. Já vi decisões de Liga dos Campeões, onde os clubes tem o poder de contratar os melhores jogadores do mundo, serem decididas nos últimos minutos. Temos uma tendência de puxar tudo para nós, mas é preciso avaliar que isto acontece no mundo todo – disse Autuori.
O Grêmio treina nesta quarta-feira às 15h30min no gramado principal do Estádio Olímpico. O goleiro Victor, na Seleção Brasileira, será substituído por Marcelo Grohe. Réver, que não trabalhou terça-feira por estar gripado, deve retornar normalmente. O próximo desafio gremista no Brasileirão é na quinta-feira, às 21h, contra o Náutico, em Porto Alegre.