| 02/06/2009 16h33min
Três ativistas da organização não governamental Greenpeace foram detidos nesta terça, dia 2, no prédio do Senado quando realizavam uma manifestação pacífica contra a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). Eles tentavam entregar uma faixa de “miss desmatamento” para a senadora, que é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mas foram impedidos por policiais legislativos.
De acordo com o coordenador da campanha contra o desmatamento do Greenpeace, Márcio Astrini, o ato foi organizado como protesto ao fato de a relatoria da Medida Provisória 458, que trata de regularização fundiária na Amazônia, ter sido entregue à senadora democrata.
— O movimento é contra tudo que ela [a senadora] representa para o agronegócio e o prêmio é que ela recebeu uma relatoria da MP 458 — disse Astrini.
Ele acrescentou que a senadora, como representante do agronegócio, pode em seu relatório, abrandar as leis de proteção ambiental.
Durante a manifestação, a polícia do Senado foi ao gabinete da parlamentar comunicá-la sobre o protesto, mas ela não recebeu os manifestantes.
— Os ativistas estavam criando desordem na Casa e atrapalhando os trabalhos — afirmou Jadson Rodrigues, um dos policiais responsáveis por deter o grupo.
Os manifestantes estão depondo na sala da Polícia do Senado.
AGÊNCIA BRASIL