| 27/05/2009 13h37min
O dólar em patamar abaixo de R$ 2 cria dificuldades para os agricultores, segundo análise do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Nesta quarta-feira, a moeda americana ficou abaixo desse valor, marca que não era registrada desde outubro de 2008.
— Até R$2 nós resistimos. Abaixo disso, (não resistiremos) a não ser que haja uma compensação nos preços. Ou seja, no caso da soja isso tem se verificado. Cada vez que o dólar cai, a soja (preço) sobe e vice-versa — disse Stephanes ao chegar para encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir o plano de safra.
Segundo o ministro, esse movimento mostra um equilíbrio em reais no caso da soja. No caso de outros produtos, a queda do dólar acaba levando prejuízos para o setor agropecuário.
Sobre o plano de safra, Stephanes disse que até a próxima semana os números vão estar fechados. O financiamento do governo para o setor também deve aumentar.
Ele informou que
começou a haver retorno das tradings e dos bancos
privados na questão do crédito. As tradings são empresas que compram a produção e vendem quando da colheita os produtos no mercado internacional.
— Embora vagorasamente, já está havendo (retorno). Então, nós teremos uma situação um pouco melhor, nesse caso, do que no ano passado — disse.