| 21/05/2009 18h11min
Apesar de móvel em Itajaí, o brasileiro sub-20 de surfe não saiu dos Molhes do Atalaia, que desde terça vem apresentando melhores condições do que a Praia Brava, onde está montada outra estrutura do evento. As esquerdas continuaram entrando nesta quinta, mas o intervalo entre as séries acabou fazendo com que poucas ondas fossem surfadas nas baterias. O destaque do dia em Itajaí foi o surfista local Matheus Navarro, de apenas 14 anos, que passou para as oitavas no campeonato.
O terceiro dia de disputas começou com o campeão sul-americano sub-20, Alex Ribeiro, aumentando de 15,17 para 15,43 o recorde de pontos do campeonato logo no segundo duelo. Mas, a torcida vibrou mesmo com a vitória do itajaiense Matheus Navarro no combate que fechou a repescagem. Depois, ele voltou ao mar para despachar o paulista Magno Pacheco e avançar para as oitavas-de-final da categoria Sub-20, apesar de ter apenas 14 anos de idade.
— Consegui pegar boas ondas para continuar dentro do
evento e estou muito feliz. A
galera vibrando ali dos Molhes foi demais. Até para escolher as melhores ondas eles me ajudaram e quero fazer o máximo possível para representar bem minha cidade no campeonato que é inédito aqui no Atalaia — vibrou Navarro, que agora vai ter que encarar o vice-campeão mundial e um dos grandes favoritos ao título, Jadson André.
Nesta quinta as ondas baixaram e como não existe previsão de entrada de maiores ondulações no fim de semana, o Brasileiro sub-20 de surfe pode terminar antes do previsto, no sábado ou até na sexta, apesar do prazo só acabar no domingo. A meta é realizar a decisão nas melhores ondas possíveis em Itajaí.
O evento classifica os dois finalistas para o Oakley Global Challenge, competição especial realizada em Bali no mês de outubro, com representantes de sete países, Brasil, Austrália, Estados Unidos, França, África do Sul, Japão e Indonésia, com seis convidados completando o número de dezoito participantes.