| 20/05/2009 19h07min
O lateral-direito Ilsinho estava radiante ao final da partida contra o Werder Bremen, que rendeu o título da Copa Uefa ao Shakhtar Donetsk. A equipe tornou-se o primeiro time ucraniano a conquistar a competição européia, com a vitória desta quarta-feira sobre os alemães, por 2 a 1. Ilsinho comemorou bastante com os companheiros e dedicou o título aos seus familiares. Sua mãe Teresinha e sua irmã Camila estiveram no Estádio em Istambul para prestigiá-lo, o pai Ilson, ficou em casa no Brasil assistindo pela televisão.
– Estamos realizando um sonho. Há muito tempo a diretoria do Shakhtar investe para buscar um título dessa expressão e acredito que entramos para a história do futebol ucraniano. Conseguimos atingir esse objetivo, que era o que nossa torcida sempre sonhou Temos que comemorar bastante, porque foi uma batalha muito difícil, mas fizemos por merecer. Mostramos nessa decisão que a qualidade técnica do futebol brasileiro sempre vai sobressair. Estou feliz demais e essa é a conquista mais importante da minha carreira. Dedico esse título a minha família, que sempre me apoiou e está comigo em todos os momentos, inclusive aqui nessa conquista – disse Ilsinho, que disputou as Olimpíadas de Pequim pela Seleção Brasileira.
Ilsinho elegeu a semifinal, contra o arqui-rival Dínamo de Kiev, como o momento mais marcante da competição.
– O jogo estava 1 a 1, caminhava para a prorrogação e consegui fazer o gol que nos classificou para a decisão no finalzinho. Nem sabia como comemorar, o que fazer, foi uma emoção inesquecível. Classificar para uma decisão importante já é fantástico e eliminar o principal adversário no finalzinho teve um gosto ainda mais especial. Vou guardar para sempre esses jogos finais. Agora só penso em comemorar – afirmou.