| 20/05/2009 09h01min
O Estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul, receberá dois times que foram eliminados na primeira fase da Liga dos Campeões desta temporada. O alemão Werder Bremen e o ucraniano Shakhtar ficaram em terceiro lugar nos seus grupos e entraram no mata-mata da Copa da Uefa. Chegaram à final, e disputam o título a partir das 15h45min desta quarta (horário de Brasília) na Turquia.
O clicEsportes acompanha a partida minuto a minuto a partir das 15h45min.
A partida também marcará o fim do modelo atual da Copa Uefa, que passará a se chamar Liga Europa na próxima temporada. O torneio adotará um formato semelhante ao da Liga dos Campeões.
Em sua primeira final continental, o Shakhtar aposta na legião de brasileiros para chegar ao título. Um deles é o gaúcho Luiz Adriano, campeão mundial pelo Inter em 2006. O técnico romeno Mircea Lucescu confia no quinteto formado pelo ex-colorado junto com Fernandinho, Jádson, Willian e, especialmente, Ilsinho, autor do gol da vitória sobre o Dínamo de Kiev, na semifinal.
O treinador arma sua equipe no esquema 4-2-3-1, no qual os brasileiros têm liberdade de movimentação. Os ucranianos chegaram à decisão superando equipes apontadas como favoritas. Eliminou CSKA, Tottenham, Olympique de Marselha e o rival Dinamo. O desfalque será o zagueiro tcheco Tomas Hubschman, suspenso por cartões amarelos.
Já o Werder Bremen chegou à decisão liderado pelo seu principal jogador, o meia brasileiro Diego, que, no entanto, desfalcará a equipe contra o Shakhtar por acúmulo de cartões amarelos. O ex-santista foi o protagonista do Werder no mata-mata da Uefa, no qual o time alemão superou Milan, St. Etienne, Udinese e Hamburgo.
Sem seu craque, de saída para a Juventus, o técnico Thomas Schaff deve optar por um meio com Frank Baumann e o grego Alexandros Tziolis na marcação, enquanto Frings e Ozil atuariam de forma mais ofensiva. O zagueiro brasileiro Naldo, outro destaque da equipe, está confirmado na defesa ao lado de Prodl, o substituto do lesionado Mertesacker. Já o sueco Markus Rosenberg entrará no ataque no lugar do português Hugo Almeida, suspenso.
Esta não será a única decisão do Bremen na temporada. O time, que decepciona no Campeonato Alemão, fará a final da Copa da Alemanha contra o Bayer Leverkusen no dia 30 deste mês.
EFE