| 15/05/2009 07h57min
Sete dos oito times que disputarão as quartas-de-final da Copa Libertadores 2009 já são conhecidos. Entre eles, quatro brasileiros: Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro – estes últimos, inclusive, farão um confronto entre conterrâneos. A última vaga será definida no dia 21, entre Defensor Sporting e Boca Juniors, em Montevidéu. Confira as equipes que se mantém na briga pelo título continental.
Grêmio (BRA)
Classificado na primeira fase como primeiro colocado entre todos os 32 clubes que iniciaram a Libertadores, o Grêmio manteve o bom desempenho nas oitavas-de-final. Passou sem dificuldades pelo San Martín, do Peru, depois de vencer fora de casa por 3 a 1 e no Olímpico por 2 a 0. Victor, sinônimo de segurança na defesa, Souza, responsável pela criação no meio, e Maxi López, autor de quatro gols na competição, são as principais armas da equipe que a partir das quartas será dirigida por Paulo Autuori.
Palmeiras (BRA)
Emoção. Essa é palavra que marca a campanha do Palmeiras até o momento na Copa Libertadores. Na primeira fase, conquistou a classificação com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, marcado por Claiton Xavier, contra o Colo Colo no Chile. Já na fase de mata-mata, a equipe do técnico Wanderley Luxemburgo cruzou com o Sport, adversário teoricamente mais fraco. Porém, mais uma vez, não houve facilidade. A equipe paulista fez 1 a 0 no Parque Antártica e o rubro-negro devolveu o placar na Ilha do Retiro. Na disputa de pênaltis, Marcos pegou três cobranças e colocou o Palmeiras na fase seguinte.
Caracas (VEN)
O Caracas é apenas o terceiro time venezuelano a chegar às quartas-de-final da competição sul-americana. Na primeira fase, foi líder do seu grupo, com 10 pontos. Já nas oitavas-de-final, perdeu a primeira partida para o Deportivo Cuenca, do Equador, mas reverteu o resultado com sobra. Goleou por 4 a 0 e se credenciou para enfrentar o Grêmio. O meia Figueroa comanda a equipe, que ainda conta com Rentería, um centroavante de muita força física.
São Paulo (BRA)
Juntamente com o Nacional, do Uruguai, o São Paulo foi beneficiado com a eliminação dos clubes mexicanos e avançou às quartas-de-final diretamente. Na primeira fase, o clube paulista também não teve dificuldades. Foi líder do grupo com 13 pontos, cinco pontos a mais do que o segundo colocado, o Defensor.
Nacional (URU)
Com 14 pontos, o Nacional, do Uruguai terminou a primeira fase da Copa Libertadores com a terceira melhor campanha, atrás apenas do Grêmio e do Boca Juniors. Não precisou jogar as oitavas-de-final, pois seu adversário, o San Luís, decidiu abandonar a competição. No início do ano, o Nacional conquistou o torneio Apertura, o que comprova a boa fase da equipe.
Cruzeiro (BRA)
O campeão mineiro terminou a primeira fase da competição líder do Grupo 5. Sua arma é o polêmico atacante Kléber, vice-artilheiro do estadual e autor de três gols na Copa Libertadores. Podia até perder por 1 a 0 no jogo de volta das oitavas, mas foi por este placar que derrotou o Universidad de Chile no Mineirão, e fará um confronto entre brasileiros com o São Paulo.
Estudiantes (ARG)
Após a goleada por 3 a 0 em casa, o Estudiantes jogou "com o regulamento debaixo do braço" e assegurou a vaga com um empate sem gols no jogo da volta contra o Libertad, do Paraguai. Agora, o time de Sebastian Verón espera pelo vencedor do confronto entre Boca Juniors e Defensor Sporting, que fazem o jogo da volta no dia 21, na Bombonera. Nesta quinta, argentinos e uruguaios empataram em 2 a 2, em Montevidéu. O Boca tem a vantagem de poder empatar por 0 a 0 e 1 a 1.
ZEROHORA.COM