| 05/05/2009 23h14min
No primeiro jogo entre Palmeiras e Sport, nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, a equipe paulista levou a melhor vencendo por 1 a 0 no Palestra Itália. A decisão de quem passa às quartas-de-final da competição será na Ilha do Retiro, em Recife, em partida marcada para o dia 12 de maio, terça da semana que vem. O gol palmeirense foi de Ortigoza, em desvio de cabeça após cobrança de falta de Claiton Xavier, no segundo tempo.
Com o 1 a 0 a seu favor, o Palmeiras pode empatar por qualquer placar no próximo jogo, que se garante nas quartas-de-final da Libertadores. Ao Sport, só a vitória interessa por mais de um gol no próximo jogo, lembrando que o 1 a 0 para os pernambucanos leva a decisão para os pênaltis.
Jogo quente e bola na trave
Com um esquema diferente das últimas partidas, o Palmeiras começou sufocando o Sport. Usando uma armação mais ofensiva, com Willians, Marquinhos e Keirrison, o time do Palestra Itália assustou os pernambucanos logo aos cinco minutos, quando Diego Souza cruzou e Keirrison arrematou no travessão.
Sem surpresas, o time de Nelsinho Baptista demorou a se encaixar no jogo. Com Paulo Baier bem marcado por Pierre, o Sport passou a explorar principalmente o lado esquerdo, onde Dutra tinha mais liberdade nas costas de Wendel, e buscou aproveitar a velocidade de Wilson.
Enquanto o Sport tentava encontrar brechas, o ataque palmeirense esbarrava na forte zaga formada por Igor, Durval e César. Aos 24 minutos, no entanto, novo susto para os pernambucanos, com Keirrison dando um belo drible de corpo em César. O chute, porém, passou rente à trave do goleiro Magrão.
Logo em seguida, Wilson arrancou da intermediária e arriscou contra a meta de Marcos, que precisou se esticar todo para livrar o Palmeiras de sofrer o gol.
Ortigoza sai do banco para resolver
Como na primeira etapa, o Palmeiras pressionou e
quase marcou aos sete minutos, com Marquinhos. Em boa jogada de Keirrison, o
camisa 11 chutou cruzado, mas César salvou o Sport quase em cima da linha. Oito minutos depois foi a vez de Cleiton Xavier cobrar falta, mas sem ter aproveitamento de nenhum palmeirense na pequena área.
Apesar de ter mais posse de bola, o gol palmeirense teimava em não sair. Enquanto isso, o Sport aproveitava para fazer o tempo passar quando tinha o domínio da situação. Em duas oportunidades, em cobranças de faltas de Baier, o time pernambucano ameaçou, mas não chegou a assustar o goleiro Marcos.
Para mexer com o time, Luxemburgo sacou Willians e Marquinhos e colocou Mozart e Ortigoza. Já Nelsinho se lançou mais ao ataque com Ciro no lugar de Vandinho. E o que a principio pareceria ponto para o time pernambucano virou aposta certa dos paulistas.
Em jogada individual, Ortigoza sofreu falta pelo lado direito do ataque. No lance, Hamilton foi expulso. Na cobrança, Cleiton Xavier bateu e o atacante paraguaio deu um leve toque de cabeça para fazer 1 a 0 no Palestra Itália aos 31 minutos do segundo tempo.
Diego Souza ainda teve a chance de ampliar aos 45 minutos, mas sua cabeçada parou na trave de Magrão.
Com informações do Globoesporte.com.
CLICESPORTESEstádio: Palestra Itália, São Paulo (SP). Data/hora: 05/05/2009, às 21h15min. Árbitro: Sergio Pezzota (ARG). Assistentes: Francisco Rocchio e Horacio Herrero (ARG). Renda/público: R$ 1.246.726,24 / 23.991 pagantes. Gol: Ortigoza (Palmeiras). Cartões amarelos: Danilo, Pierre (PAL); Hamilton, Paulo Baier, Wilson (SPO). Cartão vermelho: Hamilton, 28%27/2ºT. |
|
PALMEIRAS (1) | SPORT (0) |
---|---|
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero (Jefferson, 34%27/2ºT); Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Marquinhos (Mozart, 19%27/2ºT); Willians (Ortigoza, 19%27/2ºT) e Keirrison. | Igor, César, Durval; Moacir, Hamilton, Daniel Paulista (Luciano Henrique, 20%27/2ºT), Paulo Baier e Dutra: Wilson (Andrade, 31%27/2ºT) e Vandinho (Ciro, 18%27/2ºT). |
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. | Técnico: Nelsinho Baptista. |