| 03/05/2009 18h36min
Protagonista da campanha do Corinthians na conquista do Paulistão, Ronaldo não foi tão decisivo na segunda partida da final, neste domingo, no Pacaembu. Nem precisava, após os dois gols que marcou no primeiro jogo, na Vila Belmiro. Mesmo sem atuação de luxo, o atacante recebeu o reconhecimento da torcida depois do empate em 1 a 1 com o Peixe, que deu o título invicto ao Timão. As informações são do GloboEsporte.com.
Neste domingo, Ronaldo travou um duelo com o zagueiro santista Domingos. No primeiro tempo, o santista levou a melhor na maioria dos lances. A ponto do atacante se aproximar do banco e sugerir a Mano Menezes que colocasse Dentinho em cima do zagueiro. Dessa forma, ele poderia jogar do lado de Fabiano Eller, que é mais lento.
A inversão foi feita, mas Ronaldo só levou perigo em uma de bola parada. Aos 37, cobrando falta que ele mesmo sofreu (de Domingos), o Fenômeno soltou a bomba. Fábio Costa defendeu.
O duelo com Domingos não foi apenas na bola. Os dois discutiram no primeiro tempo por causa de “fair play”. Ronaldo mandou a bola pela lateral porque esta estava murcha. Mas Domingos não devolveu a posse ao Timão na cobrança, gerando revolta do atacante.
No segundo tempo, Ronaldo apareceu mais, pois o Santos, precisando vencer por três gols de diferença, saiu para o jogo, deixando espaços. Logo aos três minutos, ele deu um chapéu em Madson.
Aos 11, o Fenômeno teve sua primeira grande chance para marcar. Alessandro cruzou da direita e achou o atacante no segundo pau. Ele subiu, mas não conseguiu acertar em cheio e perdeu o gol. No minuto seguinte, Ronaldo recebeu livre na área, dominou, e tentou encobrir Fábio Costa com uma cavadinha. A bola ficou fácil para o goleiro defender.
O duelo Ronaldo e Domingos seguia quente e o santista apelava para as faltas. Tanto que acabou expulso por duas pegadas no corintiano. Na primeira, aos 18, o zagueiro levou o amarelo. Depois aos 38, Domingos fez falta por trás em Ronaldo e acabou levando o vermelho.
Ao final, mesmo sem gol, o Fenômeno foi ovacionado pela Fiel, que cantou o seu nome, agradecendo pelo título.
CORINTHIANS (1) | SANTOS (1) |
---|---|
Felipe; Alessandro, William, Diego e André Santos (Welington Saci); Cristian, Elias e Douglas (Fabinho); Dentinho (Morais), Ronaldo e Jorge Henrique. | Fábio Costa, Luizinho (Molina), Domingos, Fabiano Eller e Triguinho; Roberto Brum, Germano e Paulo Henrique (Róbson); Neymar (Maikon Leite), Kléber Pereira e Madson. |
Técnico: Mano Menezes | Técnico: Vagner Mancini |
Final do Campeonato Paulista - 03/05/2009. Estádio: Pacaembu, São Paulo. Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho. Auxiliares: Vicente Romano Neto e Giovani Cesar Canzian. Gols: Kléber Pereira (pênalti) aos 28 e André Santos aos 33 minuntos do primeiro tempo Cartões amarelos: Felipe, Elias, Cristian, Dentinho e Douglas (C); Neymar, Fabiano Eller, Roberto Brum Germano (S). Cartões vermelho: Domingos (S) Público: 35.175 pagantes. Renda: R$ 1.894.376,00 |