| 30/04/2009 04h32min
O governador Luiz Henrique reuniu-se na quarta-feira com o ministro de Turismo do Uruguai, Héctor Lezcano, e com o chanceler Gonzalo Fernández, em Montevidéu, para convidar representantes do país para a 9ª Conferência Global sobre Viagens e Turismo 2009 (WTTC na sigla em inglês).
O ministro confirmou presença de uma delegação uruguaia no evento, que acontece de 14 a 17 de maio, em Florianópolis. O chanceler disse que o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, também deve comparecer, devido à relevância da ocasião.
Para Luiz Henrique, o Uruguai trata o Turismo como uma atividade prioritária.
— Esta nação tem entendido a importância do setor como atividade econômica e a relação que o setor tem com esporte e cultura — observou Luiz Henrique.
No Uruguai, além da exportação de carne, o Turismo tem sido uma área muito importante para o PIB do país.
— Sabemos da grandeza do evento e do que significa se
reunir com líderes mundiais do Turismo pela primeira vez na
América Latina — disse o ministro Lezcano.
O governador também recebeu o chanceler Gonzalo Fernández e a intendente interina de Montevidéu, Hyra Rodrigues, além de empresários e lideranças locais para apresentar o evento e mostrar as potencialidades do Estado de Santa Catarina.
A reunião do WTTC terá sua nona edição realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e vai reunir líderes mundiais das cem empresas mais expressivas do Turismo, além de líderes governamentais.
O tema central do encontro é "Parcerias reais, energizando economias", um assunto formatado para estimular a discussão aberta sobre os mais de 10 fóruns que versam sobre o impacto do turismo sustentável na economia atual.