| 24/04/2009 15h48min
Um foco de gripe suína, que obrigou a suspensão das aulas em todas as escolas e universidades da capital mexicana e do Estado do México, já matou até agora 16 pessoas e há outras 45 que podem estar com a mesma doença.
O secretário de Saúde do México, José Ángel Córdova, disse ao canal Televisa que, além disso, há 943 casos suspeitos de pacientes doentes hospitalizados e que apresentam sintomas parecidos de infecção nas vias respiratórias.
Segundo a imprensa local, a suspensão das aulas na Cidade do México, nesta sexta, dia 24, onde vivem cerca de 18 milhões de pessoas, e do Estado do México, cuja capital é Toluca, afetará 7,5 milhões de estudantes e 420 mil professores de 30 mil escolas.
O ministro destacou que as autoridades sanitárias estão trocando informação com laboratórios do Canadá e de Atlanta, nos Estados Unidos.
Córdova advertiu que "o contágio se dá por contato com outra pessoa doente", embora tenha explicado que "a periculosidade (do vírus) é menor que no caso da gripe aviária".
AGÊNCIA EFE