| 23/04/2009 12h30min
O número semanal de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos aumentou em 27 mil na semana passada e ficou em 640 mil, informou nesta quinta-feira Departamento de Trabalho americano. Na semana anterior, de acordo com os números revisados, o número de solicitações tinha caído em 47 mil, mas os dados de hoje enfraquecem as expectativas de alguns analistas sobre uma melhora do mercado de trabalho americano.
A média das últimas quatro semanas das solicitações deste subsídio, pago pelos governos dos estados aos desempregados, caiu em 4,25 mil, para 646,75 mil. Na semana que terminou em 11 de abril, o número de pessoas que recebiam este subsídio aumentou em 93 mil e chegou ao dado sem precedentes de 6,14 milhões, mais que o dobro do nível em que estava um ano antes.
Este dado esteve registrando números sem precedentes a cada semana desde janeiro, o que indica que os trabalhadores têm muitas dificuldades para encontrar novos empregos. Em geral, o subsídio é pago por
até 26 semanas. A média de
quatro semanas das pessoas que continuavam recebendo o subsídio aumentou em 142,5 mil e chegou ao nível, também sem precedentes, de 5,94 milhões de pessoas.
O dado semanal das solicitações de seguro-desemprego reflete o ritmo de perdas de postos de trabalho, e o dado sobre as pessoas que continuam recebendo o benefício mostra o grau de dificuldade em encontrar um novo emprego.