» visite o site do RuralBR

 | 23/04/2009 08h28min

Grafite se destaca e alcança marca histórica no Wolfsburg

Ex-gremista é o brasileiro que mais marcou gols no Exterior

Luís Henrique Benfica

Na Alemanha, Grafite, o centroavante com passagens por Santa Cruz-PE, Grêmio e São Paulo, virou Machine, a máquina. Com 1m89cm e 88 quilos, o atacante do Wolfsburg desfruta da glória de ser o brasileiro com maior número de gols marcados no Exterior. São 29 na temporada, o que lhe permite sonhar com um lugar na Seleção.

Um dos gols mereceria placa no Estádio do Wolfsburg. Foi feito de calcanhar, dia 5 de abril, na goleada por 5 a 1 sobre o Bayern de Munique.

– Depois do jogo, os repórteres perguntaram se era gol de Grafite ou Pelé. Respondi que aquele não era o meu estilo. Sou de dar trombada com os zagueiros. Só se foi um Pelé meio paraguaio – sorri o jogador, que completou 30 anos este mês.

O apelido Machine vem do excelente condicionamento físico, que lhe permite fazer jogadas de força e velocidade. Eleito por jornalistas e capitães da equipe que disputam a Bundesliga o melhor jogador do mês de março, Grafite está na expectativa de repetir o feito em abril.

E, claro, de realizar projetos maiores. Desses, o mais ambicioso é ser um dos centroavantes convocados para o Mundial de 2010, a partir da incerteza criada em torno de Adriano.

– Pela temporada que estou fazendo, brigando pelo título a seis rodadas do final do campeonato, tenho esperanças de jogar na Seleção, sim. Dunga sempre olha quem se destaca. Mas mantenho os pés no chão. Não quero me frustar depois –  pondera.

Quatro anos depois do episódio que resultou na detenção do zagueiro argentino Desábato, o tema racismo no futebol incomoda Grafite. Em abril de 2005, em jogo em jogo entre São Paulo e Quilmes, pela Libertadores, o centroavante denunciou ter sido ofendido com expressões racistas. Hoje, Grafite acha que o caso foi supervalorizado pela mídia, o que prejudicou sua carreira. Tanto que retirou a queixa-crime contra Desábato.

Ele só mantém a convicção de que racismo e futebol não podem conviver no mesmo espaço.

– No Brasil, só se fala nisso dias 13 de maio ou 20 de novembro. Aqui na Alemanha, as campanhas são constantes, em todos os jogos há faixas e cartazes de repúdio – conta.

Os gols de Grafite na temporada:
Campeonato Alemão – 22
Copa da Alemanha – 4
Copa da Uefa – 3
Total– 29

Outros brasileiros goleadores:
Alexandre Pato – Milan– ITA – 14 gols
Robinho – Manchester City – ING – 14 gols
Michel Bastos – Lille– FRA – 13 gols
Liédson – Sporting–POR – 12 gols

ZERO HORA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS