| 16/04/2009 15h21min
Uma parceria inédita anunciada nessa quarta, dia 15, entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e as quatro maiores montadoras com fábricas no Brasil - Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen - é uma iniciativa "histórica". A afirmação foi feita pelo presidente da Unica, Marcos Sawaya Jank, durante entrevista coletiva para o lançamento da parceria realizada na sede da entidade.
As quatro montadoras vão distribuir exemplares da Cartilha do Etanol, produzida pela Unica em 2008, nos carros flex comercializados a partir de maio de 2009. No total, mais de dois milhões de cartilhas serão distribuídas juntamente com os manuais de proprietários até abril de 2010.
– O etanol representa um futuro energético mais seguro para o mundo e o Brasil detém essa tecnologia e a aplica com sucesso, contribuindo de forma significativa para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. A qualidade do produto brasileiro vem sendo atestada por estudos independentes de várias entidades do mundo e figura como a melhor opção comercial aos combustíveis não-renováveis – afirmou Jank.
A cartilha foi produzida para a campanha publicitária de 2008 do setor sucroenergético nacional, como parte de um esforço de conscientização ampla sobre os ganhos proporcionados pela produção e uso do etanol como alternativa aos combustíveis fósseis. Estudos que consideram dados apurados durante todo o processo, do plantio ao uso do combustível em veículos, mostram que o etanol de cana-de-açúcar reduz em até 90% as emissões de gases causadores do efeito estufa em comparação com a gasolina.
– Quando a Unica nos procurou para falar sobre o projeto de parceria, abraçamos a idéia com muito entusiasmo. É uma oportunidade de divulgar os benefícios ambientais do etanol brasileiro – afirmou durante a coletiva o presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila.
– Hoje a GM produz 20 modelos flex. Em 2012, 60% da frota brasileira poderá rodar com biocombustível – adicionou Ardila.
AGÊNCIA SAFRAS