| 15/04/2009 11h23min
Ao enfrentar o Universidad de Chile no Estádio Nacional, nesta quarta, em Santiago, os jogadores do Grêmio não vão só definir o futuro do time na Copa Libertadores. Passa por um bom resultado a escolha do substituto de Celso Roth. Vitória ou empate aumentam o prazo de espera por Paulo Autuori, que tenta até sexta liberação do Al-Rayyan, do Catar. Por isso, em caso de derrota, o jogo das 22h traz dois riscos para o Tricolor. Para o ala-direito Makelele, um empate pode ser considerado um bom resultado.
Acompanhe a partida no minuto a minuto
Se o Grêmio perder, pode deixar a liderança do Grupo 7 e apressa a escolha do novo treinador. Um insucesso pressionará o time a buscar a vaga na última rodada, contra o colombiano Boyacá Chicó, dia 28, no Olímpico. Ganhando, porém, garante-se nas oitavas-de-final em primeiro lugar na chave.
Para os jogadores, a situação é clara. Tanto que Makelele considera o empate – que mantém a liderança, mas não a vaga – um ótimo resultado.
– Temos de jogar com inteligência: empate é bom. Se suportarmos a pressão e formos rápidos nos contra-ataques, podemos ganhar – disse o jogador, que substituirá Ruy, lesionado.
RBSTV transmite a partida ao vivo
Alheio à indefinição do novo técnico, o interino Marcelo Rospide pensa igual. Na época de Roth, ele analisou os adversários do Grupo 7. Sabe que enfrentará hoje um time diferente do 0 a 0 no Olímpico, na estreia.
– Eles vão sair para o jogo. Vai ser difícil, mas pode ser a nossa chance – disse Rospide.
Além da ala direita, a outra mudança na equipe será no ataque, com o retorno de Jonas. O jogador, que cumpriu suspensão diante do Aurora, formará dupla com Maxi López.
O técnico Sergio Markarián mantém a posição de poupar titulares em La U (apelido do time chileno), mas é pouco provável que isto aconteça. Os atacantes Nelson Cuevas e Emilio Hernández sentem dores musculares, mas devem atuar.
Certo, mesmo, é que o comportamento em campo será outro.
– Tivemos uma atuação vergonhosa em Porto Alegre. Aqui, será tudo diferente – prometeu ontem o meia-atacante uruguaio Juán Olivera.
A ideia de poupar atletas é explicada pelo clássico com o Colo Colo, no domingo. Mesmo assim, a mobilização da torcida contra o Grêmio é grande. Cerca de 25 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. O Estádio Nacional deve receber 50 mil pessoas.
DIÁRIO GAÚCHOUNIVERSIDAD DE CHILE | GRÊMIO |
---|---|
Miguel Pinto; Osvaldo González, Rafael Olarra, José Rojas e Marcelo Díaz; Manuel Iturra, Marco Estrada, José Contreras e Juan Olivera; Nelson Cuevas (Felipe Seymour) e Emilio Hernández (Angel Rojas). | Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Makelele, Adílson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas e Maxi López. |
Técnico: Sergio Markarián | Técnico: Marcelo Rospide (interino) |
Copa Libertadores - Grupo 7 - 15/04/2009. Local: Estádio Nacional, Santiago, Chile. Horário: 22h (horário de Brasília). Arbitragem: Carlos Amarilla, auxiliado por Emigdio Ruiz e Milcíades Saldívar (trio do Paraguai). O jogo no ar: Rádio Gaúcha e RBSTV transmitem ao vivo. |
Tricolor quer confirmar a classificação e o primeiro lugar do Grupo 7 nesta quarta
Foto:
Vinicius Rebello