» visite o site do RuralBR

 | 13/04/2009 15h16min

Temperatura máxima sobe em todo o Centro-Oeste nesta terça

Tempo permanece seco no oeste e sul de Mato Grosso do Sul

Região Sul
As áreas de instabilidade ganham força e dão origem a uma área de baixa pressão atmosférica. Este sistema provoca temporais no centro e nordeste do Paraná. De uma forma geral, as localidades do Estado receberão acumulados em torno de 10 mm, que pouco ajudam na reversão da estiagem na Região Sul. Também há previsão de chuvas fracas no leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Já na maior parte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, o tempo permanece seco e ensolarado.

Região Sudeste
A formação de uma área de baixa pressão causa chuvas fortes em boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais. No Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e na maior parte de Minas Gerais, esperam-se chuvas com baixo acumulado. A temperatura máxima despenca em São Paulo e permanece baixa em boa parte de Minas Gerais por conta da grande quantidade de nuvens.

Região Centro-Oeste
O tempo permanece seco no oeste e sul de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira. Áreas de instabilidade organizadas por uma frente fria causam chuvas com baixo acumulado no leste, centro e norte de Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. O acumulado será elevado, porém localizado, sobre o sudeste de Goiás e oeste de Mato Grosso. A temperatura máxima entra em elevação em todo o Centro-Oeste.

Região Nordeste
Áreas de instabilidade propagam-se pelo Nordeste, onde causam pancadas de chuva e trovoadas no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e litoral de Alagoas e no sul e noroeste da Bahia. Esperam-se temporais com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no leste do Maranhão. Já na maior parte da Bahia, em Sergipe e no interior de Alagoas o tempo permanece seco, ensolarado e quente.

Região Norte
As chuvas atingem toda a Região Norte, com acumulados elevados no litoral do Pará e do Amapá, sudoeste do Amazonas, Acre e Rondônia. Mesmo com as chuvas, a temperatura entra em elevação.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
A área de baixa pressão se afasta da Região Sul e as chuvas diminuem consideravelmente a partir desta quarta-feira. Apenas no litoral norte de Santa Catarina e leste do Paraná há previsão de chuvas fracas. O frio aumenta em toda a região, chegando a 9°C no planalto de Santa Catarina e no sul do Rio Grande do Sul. A máxima também cai em todo o centro e leste da Região Sul. Na quinta e na sexta-feira, a previsão é de tempo seco em toda a Região Sul. Até o dia 22 de abril, uma nova frente fria promete trazer chuvas fracas apenas ao litoral de Santa Catarina.

Região Sudeste
As áreas de baixa pressão unem-se a uma frente fria nesta quarta-feira. Esperam-se chuvas em grande parte da região. Apenas no centro e oeste de São Paulo e no norte de Minas Gerais, o tempo permanece seco. Há previsão de chuvas fortes no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no sul, leste, centro e norte de Minas Gerais, com acumulado de até 40 mm em 24 horas. A partir da sexta-feira, as chuvas diminuem consideravelmente em todo o Sudeste. Até o dia 22 de abril, o tempo permanece seco em boa parte do Sudeste.

Região Centro-Oeste
A massa de ar seco ganha espaço e deixa o tempo completamente ensolarado em todo o Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira. Já mais ao norte áreas de instabilidade causam chuvas com baixo acumulado em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. A temperatura permanece elevada em toda a Região. Nesta quinta-feira, as chuvas fracas atingem o centro e norte de Goiás e de Mato Grosso, além do Distrito Federal. Na sexta-feira, retorna o tempo seco ao Distrito Federal. Há previsão de chuvas fracas no norte de Goiás e de Mato Grosso. Até o dia 22 de abril, esperam-se chuvas apenas no noroeste de Mato Grosso do Sul e de Goiás, além do centro, oeste e norte de Mato Grosso.

Região Nordeste
Nesta quarta-feira, as chuvas atingem o centro e norte do Nordeste, além do sul da Bahia. Apesar da diminuição do acumulado previsto, ainda registraremos transtornos em Recife, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís. Na maior parte da Bahia, Sergipe e Alagoas, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. Na sexta-feira, os temporais atingem o litoral do Maranhão, Piauí e do Ceará. Até 22 de abril, o padrão de distribuição das chuvas muda e há previsão de temporais no leste e norte da Região, desde a Bahia até o Maranhão. Já no centro e leste da Bahia, o tempo permanece seco e ensolarado.

Região Norte
Nada muda nesta quarta-feira. As chuvas atingem boa parte da Região Norte, com destaque para os temporais previstos em Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima volta a cair, desta vez no sudoeste do Amazonas e em Rondônia. Na quinta-feira, destacam-se os temporais entre Rondônia e Amazonas. Na sexta-feira, as chuvas fortes atingem o sudoeste do Pará, Amazonas, Acre e Roraima. Até o dia 22, as chuvas fortes prosseguem e atingem o sudoeste do Pará, oeste do Acre, sudoeste do Amazonas e o sul de Rondônia.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS