| 13/04/2009 10h41min
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará seu primeiro leilão do ano de contratos de opção de venda para evitar a queda dos preços pagos aos produtores de arroz e garantir a comercialização. Nesta terça, dia 14, a estatal ofertará contratos para 100 mil toneladas de arroz, sendo 88 mil do Rio Grande do Sul, que detém 60% da produção nacional, e 12 mil de Santa Catarina.
Esse tipo de contrato, adquirido em leilões promovidos pela Conab, garante a comercialização da colheita do produtor, que tem a opção de vender ao governo, caso o preço de mercado esteja abaixo do estabelecido no contrato. O preço da saca de 50 kg do arroz em casca foi fixado em R$ 30,35. Os produtores têm até 1º de outubro para comprovar a venda do produto.
No mês passado, o diretor de Logística e Gestão Estratégica da Conab, Silvio Porto, disse que a intenção do governo era leiloar contratos de opção para a venda de 1,3 milhão de toneladas de arroz. De acordo com a companhia, este
instrumento já foi usado, em
2009, para garantir a comercialização de 4,4 milhões de toneladas de grãos, com investimento de R$ 1,53 bilhão. Foram comercializados contratos de opção de venda para 1,1 milhão de toneladas de trigo e 3,3 milhões de toneladas de milho.