| 04/04/2009 19h33min
Quem mora no Oeste, Centro e parte da Serra do Estado vai ter de economizar - e bastante - água. A previsão do tempo não é nada animadora para estas regiões. Segundo a Central de Meteorologia da RBS as chuvas previstas não serão suficientes para reverter a estiagem que atinge, principalmente o Oeste. A previsão, inclusive, é que a seca se agrave ainda mais.
Outro problema que agrava a situação é o calor que faz evaporar rapidamente a pouca chuva que eventualmente acontece. Entre os dias 12 e 19 de abril, os volumes de chuva deverão ser baixíssimos em Santa Catarina, ficando entre 0 a 2 milímetros nas localidades mais afetadas pela estiagem.
Chapecó decreta situação de emergência
Na sexta-feira, o prefeito em exercício, José Cláudio Caramori, assinou o decreto de situação de emergência no município.
Com isso, a prefeitura pode adotar medidas urgentes, como a contração de caminhões-pipa. Um outro
decreto autoriza que a Companhia Catarinense de Águas e
Saneamento (Casan), fiscalize e aplique multas aos consumidores que desperdiçarem água, lavando calçadas e veículos com água corrente, abastecendo piscinas ou molhando jardins. O decreto autoriza o corte do fornecimento de água por 24 horas.
Outras cidades com racionamento de água no Oeste são Maravilha, São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Jardinópolis e Cunhataí.