| 01/04/2009 22h12min
Chile e Uruguai ficaram em 0 a 0 em partida ocorrida na noite desta quarta-feira no Estádio Nacional, em Santiago, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010. Com o resultado, a seleção chilena atingiu 22 pontos e subiu para a 2ª posição da tabela, superando a Argentina, derrotada hoje pela Bolívia por 6 a 1. Já o Uruguai permanece na 5ª posição, com 17 pontos.
O jogo ficou marcado por muitas reclamações contra o polêmico árbitro argentino Héctor Baldassi. Com uma escalação extremamente ofensiva, o Chile partiu para cima do Uruguai logo de início. A seleção da casa apostava no toque de bola rápido e na velocidade de seus homens de frente. Já os uruguaios preocupavam-se em se defender e a parar as jogadas com falta.
Pelos pés de Suazo, os chilenos chegavam com perigo. Em um de seus avanços, ele fez um a linda jogada, passando por diversos adversários, até cruzar para Alexis Sanches, que de cabeça carimbou o travessão
dos uruguaios.
Porém,
quando tudo se encaminhava para o primeiro gol dos chilenos, Isla, que já tinha amarelo, fez uma entrada dura e foi expulso. Com um a menos, o Uruguai equilibrou um pouco mais as ações mas nada que fosse tão efetivo ao ponto de mudar o placar do primeiro tempo.
Na segunda etapa, tudo se inverteu. Com um homem a mais, o Uruguai foi para cima e criou diversas oportunidades. Forlán era a principal ameaça e arriscava de onde tinha ângulo.
Marcelo Bielsa, técnico do Chile, continuava buscando a vitória de qualquer jeito e deixou a equipe com muitos atacantes. O problema é que criou-se um buraco no meio-de-campo e os chilenos não criavam e nem conseguiam se defender direito.
Entretanto, os uruguaios não conseguiram vencer e, nas poucas vezes que foram, esbarraram no bom goleiro Claudio Bravo. Com o 0 a 0, o Chile foi aos 20 pontos e o Uruguai aos 17.
LANCEPRESS