Barack Obama partiu hoje em sua primeira viagem europeia como presidente dos Estados Unidos, na qual, além de participar da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, países ricos e principais emergentes), buscará uma nova relação com os aliados para convencê-los de suas propostas econômicas e da estratégia para o Afeganistão.
Obama, acompanhado da mulher, Michelle, entrou em um helicóptero na esplanada sul da Casa Branca pouco depois das 8h (10h de Brasília) para a base aérea de Andrews (Maryland), nos arredores de Washington, de onde decolou o avião presidencial.
Gráfico: Conheça o avião do presidente Obama
Para Obama, esta será a primeira prova de sua capacidade de liderança mundial. O presidente americano chega à Europa com uma enorme popularidade no velho continente, mas também com diferenças visíveis.
Além de participar da cúpula, Obama também se reunirá em Londres com os presidentes da China, Hu Jintao, e da Rússia, Dmitri Medvedev, entre outros.
A etapa seguinte de sua viagem será a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Estrasburgo (França) e Kehl (Alemanha), quando apresentará aos aliados a estratégia que anunciou na sexta-feira passada para o Afeganistão e o Paquistão, e que terá como eixo o combate à rede terrorista Al Qaeda.
Praga, em 4 e 5 de abril, será a terceira etapa da viagem e onde assistirá à terceira cúpula com a União Europeia (UE). Durante sua estadia
neste país, o presidente dos EUA pronunciará um discurso sobre
proliferação armamentista e se reunirá no domingo com o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
A viagem de Obama terminará com uma estadia na Turquia, em 6 e 7 de abril, durante a qual se reunirá com as autoridades desse país e participará de uma mesa-redonda com jovens europeus.
EFE