| 26/03/2009 10h29min
Lideranças do agronegócio, políticos e analistas participam nesta quinta, dia 26, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do encerramento do Rally da Safra.
O programa Agribusiness teve acesso a algumas informações, e já antecipou parte das constatações da consultoria Agroconsult, organizadora do evento, que serão divulgadas nesta tarde.
Uma das principais conclusões do Rally da Safra indica que, ao contrário do que muitos esperavam, o desempenho da safra de grãos está reduzindo os efeitos da crise na agricultura. Segundo o levantamento, não será desta vez que a safra brasileira terá sinônimo de crise. Antes do Rally, a expectativa era bem mais pessimista, cogitando uma quebra maior na safra, o que não aconteceu.
Além disso, os preços dos grãos melhoraram, principalmente porque o dólar ficou mais valorizado, o que colabora para a remuneração do produtor brasileiro.
Outro dado confirmado pela Agroconsult, é que as lavouras de milho transgênico já ocupam 30% da área da safrinha em algumas regiões do país.
Demais números da safra, e as conclusões dos analistas firmadas durante a expedição serão conhecidas nesta tarde.
O Rally da Safra é realizado todos os anos pelas principais regiões agrícolas do país.