» visite o site do RuralBR

 | 24/03/2009 03h46min

Chutes de fora da área preocupam Victor contra Aurora

Ar rarefeito da altitude boliviana pode desviar a trajetória da bola

Diogo Olivier  |  diogo.olivier@zerohora.com.br

O goleiro Victor já elegeu o seu grande inimigo no jogo de quarta-feira, contra o Aurora, em Cochabamba, na Bolívia, pelo Grupo 7 da Libertadores. São os chutes de média e longa distância. Ao contrário do que já virou quase jargão em partidas acima do nível do mar, nas quais a velocidade da bola aumenta como consequência do ar rarefeito na altitude, os chutes fortes não o assustam. O problema é outro. 

– A grande questão é a oscilação na trajetória. Se o chute vier forte, mas numa direção contínua, basta você ter reflexo. Agora, se sobe e desce sem razão aparente, complica para o goleiro – ensina Victor, um dos preferidos pelo grupo de 10 torcedores que recepcionou o Grêmio na chegada a Santa Cruz de la Sierra, na noite de segunda. 

O baiano Francisco Cersózimo preparador de goleiros do Grêmio, faz uma comparação interessante. É como se o jogo fosse em quadras sintéticas de futebol sete. Como a bola corre mais, as situações para chutar aparecem a todo instante. O goleiro, segundo Chico, pode deixar um atacante em condições de arremate com um passe ou mesmo em um arremesso com as mãos. 

– O goleiro tem que ficar ligado como se fosse defender um chute mesmo quando a bola está com o outro goleiro. É preciso muito mais concentração – diz Cersózimo.

A manhã desta terça-feira será de folga para os jogadores. É justo: a viagem foi cansativa, ainda que em altíssimo astral, bem diferente daquela para a Colômbia, quando o técnico Celso Roth estava a perigo. Eles têm até 11h (horário brasileiro) para tomar café. Depois, estão liberados para voltar aos quartos e tirar mais um cochilo.

Somente à tarde, a partir das 15h, o trabalho recomeçará. Primeiro, numa academia. Depois, às 17h, haverá o primeiro treino em solo boliviano visando o confronto em Cochabamba, no Estádio Tauichi Aguilera. O Grêmio não tem mistérios. A escalação está definida: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Adilson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro e Jonas. A partida começa às 21h50min e terá transmissão ao vivo da RBS TV.

Próximo jogo:
Aurora x Grêmio
Data: 25/03 - quarta-feira
Local: Estádio Felix Capriles, Cochabamba (Bolívia)
Horário: 21h50min
Transmissão: RBS TV


Próximo jogo pelo Gauchão:
Grêmio x São Luiz
Data: 30/03 - segunda-feira
Local: Estádio Olímpico
Horário: 19h30min
Transmissão: a definir
 

ZERO HORA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS