| 23/03/2009 19h03min
O faturamento bruto da Perdigão em 2008 alcançou R$ 13,2 bilhões. O valor representa um crescimento de 69% na comparação com o ano anterior. Esse resultado foi proporcionado pelo bom desempenho nos mercados interno e externo, que registraram aumento de vendas tanto em volumes quanto em receitas, aliado à consolidação dos negócios adquiridos pela companhia.
No período, o lucro bruto somou a R$ 2,8 bilhões, elevação de 47% ante o exercício de 2007. O lucro líquido no ano, no valor de R$ 54,4 milhões, foi 83% inferior a 2007, devido ao impacto cambial nas despesas financeiras, à parcela de ágio contabilizada no ano, em conseqüência das aquisições, e aos efeitos de ajustes e otimização de produção. Desconsiderando a parcela amortizada do ágio, o resultado líquido seria de R$ 155 milhões no ano.
As vendas no mercado externo cresceram 58% em receitas e 34,8% em volumes totais de vendas, com destaque para a atividade de carnes, que representaram 97,3% das exportações. Oriente Médio, Extremo Oriente, Eurásia e Europa foram os principais mercados durante o período.
O mercado interno apontou elevação de 76,6% nas receitas brutas. Os volumes comercializados aumentaram em carnes (26,3%), lácteos (305,7%) e outros processados (69,6%). A participação desse mercado no total das vendas líquidas chegou a 56,3%.
Em 2008, a Perdigão concluiu um ciclo de grandes investimentos. O montante aplicado representou aumento de 179,4% ante o exercício de 2007. Do total de R$ 2,4 bilhões, R$ 1,8 bilhão foi investido nas aquisições da Eleva, Plusfood e Cotochés. Os restantes R$ 628,4 milhões foram aplicados em ampliação e modernização de linhas em várias unidades da empresa e novos projetos, entre os quais destacam-se a construção do Centro de Distribuição do Embu (SP) e da planta de lácteos do complexo agroindustrial de Bom Conselho (PE).
PERDIGÃO E AGÊNCIA SAFRAS