| 17/03/2009 19h10min
Os índios que vivem na Raposa Serra do Sol, em Roraima, já estão em Brasília para acompanhar o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a demarcação da reserva, marcado para esta quarta, dia 18.
Representantes de cinco povos indígenas que vivem na região fizeram um ritual sagrado em frente ao STF. Os índios cantaram e dançaram pedindo aos “espíritos” que dêem força para os ministros durante a votação, que vai decidir se a demarcação da reserva será feita de forma contínua ou em ilhas. A comunidade indígena espera que o julgamento, iniciado em agosto de 2008, seja concluído nesta quarta-feira. Oito dos 11 ministros já votaram a favor da demarcação contínua e pela retirada dos produtores de arroz que vivem região.
– A nossa expectativa é que se mantenha favorável aos povos indígenas e que se respeite a decisão do supremo. A expectativa é também que seja breve a retirada dos não índios daquela terra caso o supremo decida a favor dos povos indígenas – diz o coordenador da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Ivaldo Macuxi.
CANAL RURAL