| 16/03/2009 17h45min
Secretário da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, José Fortunati tem uma agenda intensa no Interior em busca de apoio. Nesta segunda, ele participa de um evento em Flores da Cunha, onde fala sobre os benefícios da possível realização do evento no Estado. Antes de embarcar, Fortunati revelou que a cidade da Serra é a primeira a formalizar um comitê para a Copa e se candidatar a subsede.
Entre os motivos listados pelo secretário para obter o apoio dos municípios interioranos, estão as obras realizadas para o evento e que ficam como um legado e a formação de parcerias para roteiros turísticos, aproveitando o grande interesse de turistas europeus no evento. No entanto, as subsedes são as oportunidades mais valiosas para as prefeituras. São as cidades em que as seleções fazem sua preparação para a Copa.
– As seleções nunca ficam na cidade onde são realizados os jogos. Apresentamos à Fifa as cidades que têm capacidade para recebê-las, a Fifa repassa as informações às seleções, que fazem as suas escolhas. Estamos incentivando as cidades para que possam pleitear isso. E esta é uma pretensão de Flores da Cunha. Eles têm o estádio Homero Soldatelli, que sediou campeonatos gaúchos e campeonatos sub-20, têm uma rede hoteleira adequada e têm roteiros turíticos – diz Fortunati.
Para o secretário, a adesão das cidades do Interior fortalece a candidatura da Capital. Ele já visitou Alvorada, Montenegro, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves e nega qualquer resistência ao projeto, classificando como excelente a participação das comunidades até agora.
– A receptivade tem me impressionado, tem sido muito calorosa. As cidades estão entendendo a importância da Copa do Mundo, querendo obter a possiblidade de receber uma das seleções, ou pelo menos turistas. Há uma empolgação muito grande.
Segundo Fortunati, o adiamento da divulgação das cidades-sede pela Fifa não foi bom para a candidatura gaúcha.
– Lamento pelo ponto de vista operacional. A Fifa tem suas razões, não vou questionar, mas lamento porque perdemos 70 dias para cumprir as definições do cadeno de encargos. Mas não vamos perder tempo. Enquanto não podemos começar as obras, vamos trabalhar para criar um ambiente favorável à Copa do Mundo.
As 12 sedes escolhidas serão reveladas somente no final de maio.
ZEROHORA.COM