| 09/03/2009 07h51min
A atenção do agronegócio catarinense estará voltada ao meio-oeste catarinense pelos próximos dias. A partir desta terça, dia 10, até quinta-feira, dia 12, Campos Novos realizará um dos principais eventos estaduais do setor. O 14º Dia de Campo Copercampos reunirá 135 empresas e oito mil visitantes.
Segundo os organizadores do evento, os negócios devem superar a casa dos R$ 10 milhões até junho, o período de safra.
Desde o começo, o Dia de Campo consolidou-se com um polo difusor de tecnologia. A trasgenia foi um dos assuntos frequentes em edições passadas. Neste ano, os tópicos em destaque incluem otimização da produção, mecanização da agricultura e pecuária, redução de impactos ambientais da suinocultura e mecanismos que auxiliam a driblar a crise.
A tecnologia de ponta no campo nas áreas de grãos, leite e medicamentos veterinários também serão apresentadas, além de novidades em comercialização de maquinários, equipamentos e insumos agrícolas.
Um dos destaques desta edição é o adubo BioCoper, de composição orgânica-mineral, produzido pela cooperativa. No estande institucional, os técnicos demonstrarão a fórmula e os benefícios do adubo, como a granulometria diferenciada (grânulos mais uniformes), facilidade de aplicação e maior disponibilidade de nutrientes.
A participação de instituições de pesquisa outro ingrediente que contribui para a difusão tecnológica. Neste ano, estarão presentes seis empresas que pesquisam as variedades da soja convencional e transgênica, duas, a diversidade da semente do feijão, 13, os híbridos do milho, e sete, a área química.
Mulheres ganham espaço no evento
– O Dia de Campo é uma oportunidade para entrar em contato com as tecnologias que fortalecem cada vez mais o setor agropecuário, através da melhora de resultados econômicos e maior eficiência da produção– disse um dos organizadores do Dia de Campo, o engenheiro agrônomo Marcelo Luiz Capelari.
Ele ressalta ainda inserção das mulheres no setor.
– Temos palestras específicas para as mulheres dos associados. Elas participam ativamente da tomada de decisões e se inserem cada vez mais na cadeia agropecuária, por isso é fundamental abordar essa influência e enaltecer a responsabilidade das mulheres.
DIÁRIO CATARINENSE