» visite o site do RuralBR

 | 06/03/2009 15h31min

Cacalo diz que já passou o momento de demitir Roth

Ex-dirigente destaca que há poucos dias para o segundo jogo do Grêmio pela Libertadores

O ex-presidente do Grêmio Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, acredita que este não é o momento ideal para a troca no comando do Grêmio, apesar das críticas da torcida ao técnico Celso Roth. Nesta sexta-feira, Cacalo participou de chat com os internautas do clicRBS para analisar o atual momento do clube.

– Penso que mesmo sem aprovar muitas decisões do nosso técnico, talvez tenha sido ultrapassado o momento de trocá-lo. Quanto tempo teria um novo treinador para disputar um jogo de Libertadores na semana que vem? Mas tudo depende de debate interno – disse o ex-dirigente.

O Tricolor volta a campo pela competição continental na próxima quarta-feira, contra o Boyacá Chicó, em Tunja, na Colômbia. Apesar das más atuações no clássico Gre-Nal e na partida contra o Ypiranga, Cacalo garantiu que segue confiante no potencial do Grêmio na Libertadores.

– Se for responder por esse momento, fica difícil, mas pelo o que esses jogadores já mostraram e pela história do clube acredito sim no título.

Confira a íntegra do chat:

Pergunta do internauta Rogério: Boa tarde Cacalo! O que você acha que o Grêmio deve fazer para buscar o Tri da Libertadores? Em relação ao Diogo, você não acha que ele deveria perder espaço no time?

Cacalo: Boa tarde a todos! Primeiro tem que ter um bom time de futebol, depois um excelente comandante, apoio da torcida e a aquela valentia tradicional da camisa tricolor. Diogo penso que joga mais do que vem jogando, mas também acredito que há jogadores mais qualificados no elenco.

Pergunta do internauta Carlos-Paraná: Cacalo, boa tarde, vendo o jogo de ontem no Olímpico, você acha que os jogadores fizeram um corpo mole visando a queda do Celso?

Cacalo: Penso que não, uma vez que o jogo de ontem foi disputado sob intensa tensão emocional e forte pressão. Acredito que há casos que jogadores derrubam treinador, mas fica muito difícil falar especificamente sem viver o dia-a-dia.

Pergunta da internauta Tati: Minha pergunta é o seguinte. Cacalo, você como gremista aprova as atitudes tomadas pelo Celso Roth?

Cacalo: É uma situação contraditória. Tecnicamente divirjo das últimas decisões do técnico, mas sou obrigado a reconhecer que em determinado momento ele construiu um bom time de futebol, pena que ele mesmo o desfez.

Pergunta do internauta julio_tricolor_sempre: Cacalo, como se explica a imensa diferença que existe entre o Grêmio e o Inter em ter vontade de ganhar uma partida de futebol?

Cacalo: É uma avaliação subjetiva e fiz referência à isso quando disse que para ganhar Libertadores é preciso ter valentia. Mas muito depende também do temperamento e da índole dos principais atletas, especialmente das lideranças dentro de campo. Aparentemente num período normal que não esse de agora, não percebo falta de vontade nos atletas do Grêmio.

Pergunta do internauta gremista: Qual seria o técnico indicado para o Grêmio?

Cacalo: Eu te responderia com toda certeza se fosse dirigente, porque passei também por dificuldades e fui obrigado a tomar decisões. Uma coisa, no entanto, é escolher um treinador com quem se vai trabalhar e a outra é sugerir para terceiros. Há muitos componentes que envolvem uma decisão dessas. Por exemplo, quando fui vice de futebol contratei Luis Felipe Scolari e fui muito criticado, mas tanto eu quanto o presidente Koff tínhamos conviccção que era preciso afastar um excelente treinador e que tinha sido campeão.

Pergunta do internauta digão gremista: Cacalo, tendo em vista as manifestações da torcida do Grêmio não te interessa ser diretor de futebol para reanimar o grupe?

Cacalo: Sempre estarei à disposição do Grêmio, evidentemente que dentro das minhas possibilidades e da minha realidade. Fiquei aproximadamente 20 anos direto na direção e hoje passados onze anos que saí, ainda estou reconstruindo minha situação profissional. Mas jamais direi a palavra nunca em se tratando de Grêmio.

Pergunta do internauta adrem: Cacalo, o que explica o Gremio investir um monte em Herrera e Max lopes sem nem no banco ficam.

Cacalo: Penso que foram dois muito bons investimentos. Herrera está machucado e Maxi López quase pronto. Acho que deverão jogar.

Pergunta do internauta guih: Tu acha que o Grêmio precisa de mais reforços ou está bom assim?

Cacalo: Especialmente depois da saída do Rafael Carioca e do Willian Magrão, penso que poderíamos ter mais alguns reforços.

Pergunta do internauta ZIN: Boa tarde nosso presidente, o que achaste da atuação do Tcheco nesse último Gre-nal?

Cacalo: Considero Tcheco um bom jogador tecnicamente, mas confesso que não tem tido boas atuações em partidas importantes, o que em princípio atribuo ao seu temperamento.

Pergunta do internauta gremio copeiro: Cacalo, o que acha do nome do Renato Gaúcho para lugar do Roth?

Cacalo: Renato Gaúcho é talvez o nosso maior ídolo. Gostaria de tê-lo como técnico porque haveria imensa motivação da torcida gremista. Por outro lado, por questões de coração, tenho receio de queimar o nosso maior ídolo em função de eventuais resultados.

Pergunta do internauta fernandohorta: Cacalo, precisamos de um primeiro volante. O Diogo é muito faltoso, o Adilson não é primeiro volante e o Tcheco está sumindo como segundo volante, temos que arrumar isso. Está tudo desmanchando!!

Cacalo: Talvez por razões diferentes ou mesmo por algumas daquelas que referiste, como já disse anteriormente, concordo contigo.

Pergunta do internauta gremista: Cacalo você acha que o Grêmio tem chance de ser campeão da Libertadores?

Cacalo: Se for responder por esse momento, fica difícil, mas pelo o que esses jogadores já mostraram e pela história do clube acredito sim no título.

Pergunta do internauta caco: Cacalo, não seria fundamental anunciar uma boa contratação para amenizar esta crise tricolor.

Cacalo: Seria, se fosse possível. Nesse momento acho que o Grêmio tem que buscar ajustes internos.

Pergunta do internauta PAULO TRICOLOR: Boa tarde Cacalo. Por favor, gostaria de me lembrar de um passado um pouco distante. Quantos e quais títulos você conquistou? Há algum outro dirigente tão vitorioso?

Cacalo: Constrange-me falar de mim mesmo, mas modestamente atendendo o teu pedido, como vice-presidente de futebol e presidente fazendo parte de um conjunto diretivo conquistamos Gauchão (três), Copa do Brasil (duas), Brasileiro, Recopa, Libertadores, alguns torneios menores e perdemos a final em Tóquio.

Pergunta do internauta adrem: Cacalo, por que o Grêmio é muitas vezes lente nas trocas de treinador ou jogador. Veja o caso do Fluminense: mandou o treinador embora mesmo passando de fase na Copa do Brasil. Acredito que o Grêmio teria que fazer essa operação agora e não esperar. Ficar de fora da Libertadores é o maior risco que está correndo hoje.

Cacalo: O risco existe realmente e penso que mesmo sem aprovar muitas decisões do nosso técnico, talvez tenha sido ultrapassado o momento de trocá-lo. Quanto tempo teria um novo treinador para disputar um jogo de Libertadores na semana que vem? Mas tudo depende de debate interno.

Pergunta do internauta Vinidutra: Sou morador de Balneário Camboriú, sabes quando começa a construção do novo estádio do Grêmio?

Cacalo: Pelas informações que tenho deverá começar ainda no final desse ano ou início de 2010, dependendo de algumas questões burocráticas.

Pergunta do internauta VADO: Se você apóia a direção e o treinador, quem ira brigar por nós?

Cacalo: Estou na mesma situação que o amigo.Não tenho simpatia pelo treinador, mas no momento de extrema dificuldade para o clube, procuro sempre pensar no próprio clube uma vez que acredito que uma manifestação destrutiva de minha parte, por tudo aquilo que já passei no Grêmio, não ajudaria o clube. Nós, entendo nós todos, clube, direção, profissionais e torcedores, que devemos estar juntos no momento de tristeza. Já passamos por coisas piores e superamos. Vamos acreditar na grandeza do nosso clube.

Pergunta do internauta adriano lavrense rad: Caro amigo Cacalo o material humano que o Grêmio tem é fraco ou o treinador não esta sabendo utilizar-se do que tem em mãos?

Cacalo: Penso que o material humano é de bom nível, com restrições, e o time poderia jogar mais, como já jogou.

Pergunta do internauta lelé: Cacalo, você não acha que esse nervosismo, ansiedade do time do Grêmio, possa levar o time à desclassificação na Libertadores se o Roth não for demitido????????

Cacalo: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. A situação é muito complicada podes ter razão.

Pergunta do internauta jonathas: Boa tarde Cacalo! Estava escutando o Sala de Redação, e você falou que não iria criticar a direção, em especial o presidente! Mas você não acha que ele ter afirmado que a opinião da torcida não pesa na hora de tomar uma decisão? Afinal de contas eu, por exemplo, que sou sócio me sinto desprestigiado com esta posição? Você realmente apóia esta posição?

Cacalo: Acho que ele foi mal interpretado, porque o que mais pesa na minha opinião, e não sou candidato a nada, é a opinião do torcedor tanto que foi o torcedor que elegeu o presidente Duda. Acho que ele quis dizer que não poderia tomar uma decisão emocionalmente prejudicada em função dos resultados, mas não tenho dúvida, por conhecê-lo que ele considera muito a opinião do torcedor.

Pergunta do internauta VADO: Por que quando o Grêmio joga em casa tem a necessidade de ter tantos volantes e zagueiros?

Cacalo: Não sei responder. Também acho que não precisam tantos.

Pergunta do internauta Vilson Ricardo: Fábio Koff ligou mesmo para o Felipão treinar o Grêmio, ou foi só especulação?

Cacalo: Tenho dificuldade de responder esta pergunta, porque não estou diretamente envolvido e fiquei sabendo do fato pelo Diário Gaúcho.

Pergunta do internauta FLÁVIO: Sr. Cacalo, a divisão do Grêmio em pequenos 'grupos políticos' tem sido bom para a Instituição Grêmio? Depois disso, não ganhamos mais nenhum título importante.

Cacalo: O culpado é o estatuto do clube. Antes diziam que a torcida não participava que as decisões eram tomadas por poucas pessoas fechadas numa sala, agora há democracia e todo associado tem direito de se organizar para fazer parte do conselho do clube. Como evitar isso?

Pergunta do internauta Jonas: Boa tarde Cacalo! Caso o resultado em Santa Cruz for negativo (derrota), tem possibilidades de o Celso Roth ser demitido?

Cacalo: Não sei, até porque em Santa Cruz jogarão os reservas.

Pergunta do internauta lukas: Cacalo, é um privilégio e uma honra. Tu não achas melhor o 4-4-2, com dois volantes? O time fica melhor protegido e mais eficiente no ataque.

Cacalo: Concordo integralmente, embora admita, que em determinado momento o 3-5-2 andou dando certo.

Pergunta da internauta Nara: O Grêmio tem um departamento tipo psicológico, relax, coisas do tipo para ajudar o crescimento pessoal e do grupo?

Cacalo: Se não tem deveria tê-lo. No tempo que fui dirigente tinha.

Pergunta do internauta guih: Por que tu achas que o Léo não está mais jogando como no ano passado?

Cacalo: Penso que a questão do Léo é exclusivamente física. Se tu observares este ano ele tem chegado atrasado e o ano passado era o melhor zagueiro, chegando junto e batendo forte.

Pergunta do internauta moises: Douglas Costa poderia se firmar como segundo atacante?

Cacalo: Gostaria mais que fosse o último da meia cancha se é que se pode chamar assim, dando assistência aos atacantes.

Cacalo: Quero agradecer a gentileza de todos, especialmente aos companheiros gremistas dizendo que nunca devemos deixar de acreditar nesse clube, que já nos proporcionou tantas emoções. Independente de quem dirige o Grêmio sempre será o nosso Grêmio. Muito obrigado a todos!

CLICRBS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS