| 06/03/2009 15h09min
O Real Madrid enfrenta neste sábado o Atlético de Madrid em mais uma edição do clássico da capital, pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Se vencer, o time do técnico Juande Jamos pode ficar a apenas um ponto do líder Barcelona, que recebe o Athletic Bilbao no Camp Nou no mesmo dia.
O jogo no Santiago Bernabéu terá duas equipes em excelente fase: o Real tenta a 11ª vitória seguida na competição, enquato o Atlético vem de vitória sobre o líder Barcelona no Vicente Calderón, de virada, por 4 a 3, e espera quebrar a série de 10 anos sem vencer na casa do rival.
O zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe é desfalque certo no Real, mas o time contará com seu ataque titular, formado pelo capitão Raúl, maior artilheiro da história do clube, e o argentino Gonzalo Higuaín. O Atlético conta com o argentino Sérgio Agüero, em grande fase.
No mesmo horário do clássico de Madri, Barcelona e Athletic Bilbao fazem uma prévia da final da Copa do Rei no Camp Nou. As equipes garantiram presença na decisão da segunda maior competição do país e usarão o confronto para se estudar.
Há quatro jogos sem vencer no Espanhol – dois empates e duas derrotas –, o Barcelona precisa da vitória para recuperar a confiança que o levou a ser apontado como um dos grandes clubes da Europa nesta temporada.
Eliminado da semifinal da Copa do Rei, o Sevilla de Renato, Luís Fabiano e Adriano quer manter os cinco pontos de vantagem em relação ao Villarreal na terceira posição (47 a 42) enfrentando em casa o Almería, 10º na tabela, no domingo.
Por sua vez, o Villarreal quer segurar a última posição que garante vaga à Liga dos Campeões com um bom resultado sábado, diante do vice-lanterna Espanyol. O time não pode pensar no empate, pois Atlético de Madri e Valencia aparecem com 39.
Apesar de viver má fase dentro e fora dos gramados, o Valencia segue na sexta colocação, atrás do Atlético e superando Málaga e La Corunã, respectivamente, nos critérios de desempate. Domingo o time visita o lanterna Numancia.
Já a equipe de La Coruña joga domingo contra o Racing, 12º colocado, e quer abrir vantagem em relação aos concorrentes. É a mesma intenção do Málaga, que fecha a rodada atuando em Madri diante do Getafe, que faz campanha discreta – é o 14º colocado, com 28 pontos e perto do rebaixamento.
Ainda no domingo, o Valladolid tenta se aproximar da briga por uma vaga na Copa da Uefa em Huelva, enfrentando o Recreativo. A equipe é a oitava colocada, com 33 pontos, e o adversário está em 13º, com 29, e precisa da vitória para escapar um pouco mais do fantasma da segundona.
O Osasuna, antepenúltimo colocado e primeiro na zona de rebaixamento, recebe o Sporting Gijón, que está logo à sua frente. Um triunfo dos donos da casa faz com que as equipes troquem de posição. Outro jogo entre desesperados será entre Mallorca e Betis, em Palma. Ambos têm 27 pontos.
EFE