| 05/03/2009 01h45min
Mais de 8,3 milhões de hipotecas podem ser executadas até o final deste ano nos Estados Unidos, segundo estudo da empresa First American CoreLogic. A execução de uma hipoteca ocorre quando um banco ou uma instituição financeira que concedeu o empréstimo para a compra assume o controle da propriedade devido à inadimplência.
Entenda como começou a crise hipotecária:
A First American CoreLogic informou que o número representa um aumento de 9% em relação às 7,63 milhões de hipotecas em perigo de execução registradas no final de setembro do ano passado. Como consequência da crise que gerou desabamento dos valores imobiliários em
todo o país, o montante total das hipotecas em muitos casos é superior ao valor
real dos imóveis.
Os 8,3 milhões representam um quinto de todas as hipotecas, e o número em perigo pode aumentar caso continuem caindo os valores nos Estados que conseguiram driblar um pouco a crise, diz o estudo. Conforme a First American CoreLogic, o valor das propriedades residenciais caiu de US$ 21,5 trilhões no final de 2007 para US$ 19,1 trilhões no final de 2008.
O estudo, que incluiu 43 dos 50 Estados — além do Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington —, garante que os mais afetados pela queda nos valores da propriedade foram Califórnia, Flórida e Nevada.