| 28/02/2009 06h10min
Boyacá Chicó, Aurora e Universidad de Chile entram em campo neste final de semana pelos campeonatos nacionais da Colômbia, Bolívia e Chile, respectivamente. Porém, assim como o Grêmio, os adversários no Grupo 7 focam a disputa da Libertadores.
Líder invicto do Torneio Apertura com 10 pontos, o Boyacá Chicó enfrenta o Deportivo Pereira, no domingo, fora de casa. Com quatro pontos, o time local é o 14° colocado, e está uma posição acima da zona do rebaixamento.
A campanha do Boyacá rendeu elogios do site Futbolred: "Ainda que Boyacá não tenha um plantel de renome, está mostrando porque foi campeão em 2008". O time é o próximo adversário do Grêmio, dia 11 de março, na cidade de Tunja, 100 quilômetros de Bogotá, e já colocou à venda ingressos para a partida.
Na Bolívia, o Aurora terá problemas para enfrentar o Oriente Petrolero neste sábado, pelo Apertura, em Santa Cruz. O time é o quarto colocado com quatro pontos — os mesmos do La Paz FC,
mas com um gol de vantagem no saldo.
Segundo o jornal colombiano La Patria, o volante Iván Huayhuata e o atacante Ronald Rodríguez, lesionados, desfalcam a equipe. Os dois são dúvida também para a partida da próxima quarta, contra o Universidad, de Chile, pela Libertadores. Já Vladimir Castellón é baixa confirmada, pois cumpre suspensão automática pela expulsão na estreia.
Conforme o jornal Opinion, o técnico Baldivieso escalará o time para o final de semana pensando na quarta-feira:
— Esta partida me permitirá fazer uma avaliação individual e coletiva, e corrigir erros. Nos interessa somar pontos diante do Oriente e na Libertadores.
Com o Universidad de Chile, a história não é diferente. A equipe recebe o Municipal Iquique neste sábado, no Estadio Francisco Sánchez Rumoroso, de Coquimbo.
O volante Iturra, que sentiu lesão após o jogo com o Grêmio, foi vetado, e é dúvida para a partida de quarta contra o Aurora, segundo o jornal El Mercurio. No meio da semana, la U
folgou no nacional e perdeu liderança para o
Unión Española. O time de Sérgio Markarián conquistou nove pontos em três jogos, mas tem dois a menos — o Apertura Chileno vai para a sua sexta rodada.
Conheça os adversários do Grêmio na Libertadores: