| 25/02/2009 17h16min
O lateral Anderson Pico foi apresentado no Orlando Scarpelli nesta quarta-feira à tarde como o novo reforço do Figueirense para a temporada. Pico, de apenas 20 anos, chegou ao clube catarinense fora de forma e distante da condição física ideal. Isto, porém, já era esperado, de acordo com o próprio técnico Pintado.
— Ele está muito abaixo fisicamente, mas já sabíamos disso, não é surpresa para ninguém. Ele é um jogador mais forte e vai iniciar do zero a preparação para que, na hora em que estiver bem, poder brigar pelo seu espaço. Sem dúvida a minha intenção é utilizá-lo ainda no Estadual — admitiu Pintado.
A responsabilidade do jogador é de se recuperar o mais rápido possível. Seu foco também é jogar o Catarinense e, para isso, está motivado para trabalhar em período integral e reconquistar a forma física ideal.
— Vou fazer o melhor possível, conversar com o preparador físico e com o professor para inicar o trabalho em dois turnos e chegar a uma melhor forma física — contou Pico, que também garantiu estar mais amadurecido em relação ao ano passado, quando se envolveu em alguns problemas por indisciplina no Grêmio.
Pico pode atuar tanto na lateral-esquerda, quanto na lateral-direita e tem como suas principais características seus chutes de longa distância, cobranças de faltas e de lateral.
Natural de Porto Alegre, o jogador iniciou sua carreira profissional no Grêmio. Em 2007, o atleta foi promovido das categorias de base do tricolor gaúcho e, após receber uma oportunidade na equipe principal, acabou assumindo a titularidade. Sob o comando de Celso Roth, porém, perdeu a vaga e desde o início de 2009 estava treinando separadamente do grupo principal.