| 24/02/2009 18h40min
O Arsenal venceu a Roma por 1 a 0 nesta terça, em Londres, e saiu na frente na briga por uma vaga nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. O único gol da partida foi marcado por Van Persie, de pênalti, aos 37 minutos do primeiro tempo.
O resultado dá a vantagem do empate ao time inglês para o jogo de volta, dia 11 de março, na capital italiana. Se a Roma devolver o placar de 1 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis.
Roma começou melhor
Apesar de estar desfalcada do lateral-direito brasileiro Cicinho e do zagueiro Juan, a Roma conseguiu ser mais perigosa nos primeiros minutos de partida. O lateral-direito Motta assustou os ingleses aos 17 minutos, quando obrigou o goleiro espanhol Almunia a fazer uma defesa complicada.
Já aos 19, o meia francês Samir Nasri, do Arsenal, arriscou uma finalização, mas a bola passou longe do gol. No entanto, após duas finalizações frustradas da Roma – uma com Totti e outra com Júlio Baptista – o Arsenal conseguiu um pênalti a seu favor.
Aos 37, o zagueiro francês Mexès derrubou o atacante holandês Robin van Persie dentro da área. O próprio jogador do Arsenal cobrou e mandou a bola para o fundo do gol de Doni.
Arsenal pressionou na segunda etapa
A equipe inglesa voltou do intervalo disposta a aumentar sua vantagem e massacrou os italianos nos primeiros minutos. Aos 10, Diaby chutou e Doni defendeu com segurança, evitando o segundo gol do Arsenal.
Faltando oito minutos, Wenger trocou Eboué pela revelação galesa Aaron Ramsey. E o jovem de 18 anos teve uma chance aos 40, mas seu chute foi bloqueado pela defesa italiana. Nos acréscimos, os ingleses voltaram a dar trabalho para Doni, que defendeu uma finalização de Clichy.
EFE