» visite o site do RuralBR

 | 23/02/2009 19h54min

Com incerteza sobre ajuda aos bancos, Wall Street recua para menor nível desde 1997

Investidores temem que esforços do governo americano possam ser insuficientes

Os principais indicadores da bolsa de Nova York tiveram mais um pregão de perdas nesta segunda-feira, recuando para seus menores níveis desde 1997. As quedas refletiram a tensão do mercado com a incerteza sobre detalhes do plano do governo para ajudar os bancos e rumores sobre a nacionalização das instituições financeiras. As informações são do site G1.

Para completar o quadro, os investidores se desanimaram com a perspectiva de que os esforços do governo americano possam ser insuficientes para evitar o aprofundamento da recessão. Ao final das negociações, o índice industrial Dow Jones teve recuo de 3,41%, para 7.114 pontos, perdendo 250 pontos e atingindo o patamar mais baixo desde maio de 1997.

Já o indicador ampliado S&P 500 caiu 3,47%, aos 743 pontos, menor pontuação desde abril do mesmo ano. A bolsa tecnológica Nasdaq fechou com perdas de 3,71%. Somando-se ao mau humor, a rede CNBC informou que a seguradora American International Group (AIG) pode pedir falência se o governo não oferecer mais recursos.

Rumores

O nervosismo do mercado veio após os reguladores do sistema bancário do país prometerem injetar nos bancos novos recursos, se necessário, e garantir a viabilidade das principais instituições por intermédio de um programa que será lançado na quarta-feira. No entanto, a avaliação do mercado é de que não houve detalhes suficientes sobre a forma de atuação do governo, o que gerou incerteza.

Além disso, mesmo com a insistência das autoridades de que não haverá nacionalização dos bancos, o mercado operou saturado com rumores sobre uma iminente ação do governo. Os boatos se iniciaram com a publicação de uma reportagem no Wall Street Journal, segundo a qual o governo dos Estados Unidos negocia uma maior participação no Citigroup. O jornal disse que os contribuintes podem acabar com 40% do banco.

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS