» visite o site do RuralBR

 | 21/02/2009 18h07min

Grêmio vence o Juventude e está na semifinal do 1º turno do Gauchão

Partida desta tarde de sábado teve duas expulsões logo no início

Eduardo Cecconi  |  eduardo.cecconi@rbsonline.com.br

O Grêmio venceu o Juventude por 2 a 0, nesta tarde de sábado, e garantiu presença na semifinal do 1º turno do Gauchão 2009. A partida foi disputada no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Alex Mineiro marcou os dois gols da vitória gremista.

Com o resultado, o Tricolor espera pelo classificado da partida entre Veranópolis e Santa Cruz, que se enfrentam no final da tarde de domingo. A semifinal deve acontecer na sexta-feira, dois dias depois da estreia da equipe na Copa Libertadores 2009.

Expulsões e polêmica
No primeiro lance do jogo, Fábio Santos errou um passe, e lançou equivocadamente o atacante Ivo, do Juventude. Ele se aproximava da área quando foi atropelado pelo goleiro Victor, que saía do gol.

O árbitro Márcio Chagas marcou a falta, e expulsou Victor, com um minuto de partida. Foi o primeiro cartão vermelho recebido por um jogador do Grêmio no Gauchão. Celso Roth então substituiu o atacante Jonas pelo goleiro Marcelo Grohe, provocando a fúria dos torcedores.

A troca repercutiu nas arquibancadas com gritos de "burro, burro". Jonas deixou o campo sem sequer ter tocado na bola.

Mas o alívio para os gremistas chegou seis minutos depois. Alex Mineiro recebeu livre, e antes de entrar na área sofreu falta do zagueiro Alex Moraes. Márcio Chagas novamente não titubeou, mostrando cartão vermelho para o jogador do Juventude.

Igualada a partida em dez jogadores para cada lado, o Grêmio teve maior posse de bola e insistiu com o apoio dos alas. Aos 29min, a estratégia deu resultado: Ruy recebeu lançamento primoroso de Souza, tocou na saída de Gatti, e Alex Mineiro marcou sem goleiro, fazendo Grêmio 1 x 0 Juventude.

Nos acréscimos, houve tempo para mais uma polêmica. O lateral-esquerdo Cicinho entrou na área, driblou Réver, e caiu após chocar-se com o zagueiro tricolor. O Juventude pediu pênalti, mas Márcio Chagas nada marcou.

Ritmo lento no 2º tempo
O Grêmio voltou do vestiário sem Réver que, sentindo dores no tornozelo, foi substituído pelo volante Diogo. E no retorno o Tricolor também mostrou menos energia.

Vencendo a partida, e sob calor superior a 30ºC, o Grêmio diminuiu o ritmo do jogo, valorizando a posse de bola e a troca de passes. Talvez se poupando para o jogo de quarta-feira, pela Copa Libertadores, o Tricolor controlou a partida sem correr riscos, e também sem correr demais.

Aos 32min, foi a vez do Grêmio reclamar um pênalti não marcado, em jogada do ala-direita Ruy. Mas, assim como no 1º tempo no lance de Cicinho, Márcio Chagas mandou o jogo seguir.

Dois minutos depois os gremistas trocaram o protesto pela comemoração. Em jogada combinada no lado direito, Léo recebeu de Ruy e cruzou para Alex Mineiro.

De cabeça, o camisa 9 marcou um gol de centroavante, ampliando para 2 a 0, e confirmando a presença do Grêmio na semifinal do 1º turno do Gauchão 2009.

Grêmio 2 x 0 Juventude - Gauchão 2009
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Carlos Bittencourt e Cristiano Henning.
Gol: Alex Mineiro (G), aos 29min do 1º tempo; e aos 34min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Souza e Ruy (G); Zezinho e Juan Pérez (J).
Cartões vermelhos: Victor (G); Alex Moraes (J).
Público pagante: 9.115 torcedores
Público total: 10.846
Renda: R$ 154.150,00
GRÊMIO  JUVENTUDE
Victor; Léo, Réver (Diogo) e Rafael Marques; Ruy, Adilson, Tcheco (Makelele), Souza e Fábio Santos; Jonas (Marcelo Grohe) e Alex Mineiro. Gatti; Luiz Felipe, Alex Moraes, Da Silva e Cicinho; Renan, Juan Pérez, Walker (Mineiro) e Francismar; Ivo (Zezinho) e Allisson (Diego Rosa).
Técnico: Celso Roth. Técnico: Valteir Gomes (interino).

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS