| 18/02/2009 14h59min
As exportações mineiras de carne de frango, em 2008, movimentaram perto de US$ 197 milhões. Esta receita é 22% maior que a do ano anterior, quando as vendas do setor alcançaram US$ 161,3 milhões. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e foram organizados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura do Estado. Para o superintendente João Ricardo Albanez, o aumento da receita das exportações no segmento carne de frango, em Minas, deve ser atribuído principalmente à qualidade do produto.
– As aves são criadas nas granjas do Estado com alta tecnologia, conforme as normas sanitárias e de segurança alimentar, fatores que aumentam o potencial da avicultura mineira no exterior – acrescenta o superintendente.
Por isso, segundo Albanez, os abatedouros avícolas do Estado foram incluídos pela China numa relação de 22 empresas brasileiras com potencial para exportar carne de frango diretamente para aquele mercado, conforme acordo firmado neste mês.
Algumas dessas empresas dependem apenas da habilitação a ser concedida pela própria China para fecharem negócios, e outras ainda precisam se habilitar primeiramente junto à União Européia. A habilitação pela UE é um pré-requisito e funciona como um parâmetro de qualidade adotado pelo governo chinês. Pelo acordo firmado pelo Brasil com as autoridades sanitárias da China, os abatedouros brasileiros que atenderem às exigências participarão de embarques da ordem de 100 mil toneladas para atender ao primeiro contrato anual.